FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O BRINCAR NA INFÂNCIA: RELATO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Résumé
A atividade do brincar, em uma perspectiva histórico-cultural, é uma importante ferramenta para apropriação cultural pelas crianças nos seus diversos espaços de socialização, sendo potencializadora do desenvolvimento infantil. Considerando que, na pandemia da COVID-19, as crianças permaneceram em suas casas, reduzindo-se sua socialização, observamos a necessidade de ofertar uma formação continuada acerca dessa temática. Assim, este artigo relata a experiência de um curso de extensão acerca do brincar na infância, desenvolvido por professoras e estudantes do Centro de Educação-UFPB. Ofertado na modalidade remota, o curso contou com participação de cursistas de várias regiões do país. Prezando a articulação teoria-prática, contamos com momentos de discussão teórica intercalados com oficinas, partilhas de experiências e outras atividades lúdicas. Percebemos resultados positivos quanto à formação das estudantes extensionistas, que mediaram oficinas e colaboraram com os encontros, e à formação dos cursistas, diante do interesse pelas temáticas trabalhadas e participação ativa nas oficinas.
Références
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
KISHIMOTO, Tizuko M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1990.
LEONTIEV, Alexis. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKI, Lev S.; LURIA, Alexander R.; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª ed. São Paulo: Ícone, 2010, p. 119-142.
LIBÂNEO, José C. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr/jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623646132. Acesso em: 18/07/2021.
OLIVEIRA, Zilma R. Educação infantil: fundamentos e métodos. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PRESTES, Zoia. A brincadeira de faz de conta e a infância. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 28-39, maio/ago. 2016. Disponível em: https://smeduquedecaxias.rj.gov.br/smeportal/wp-content/uploads/2020/07/A-BRINCADEIRA-DE-FAZ-DE-CONTA-E-A-INFÂNCIA.pdf. Acesso em: 05/05/2021.
SEVERINO, Antônio J.. Universidade, ciência e formação acadêmica. In: SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 1941/2007, p. 22- 31.
VIGOTSKI, Lev. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
VILHENA, Nelma P.; SANTOS FILHO, Antônio C. F. Experimentando a musicalização na educação infantil. Extensão em Revista, n. 4, p. 27-33, 2019. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1371. Acesso em: 05/05/2021.
WAJSKOP, Gisela. O brincar na educação infantil. Cad. Pesq., São Paulo, n. 92, p. 62-69, fev., 1995.
LIBÂNEO, José C. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr/jun. 2015. https://doi.org/10.1590/2175-623646132. Acesso em: 05/05/2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).