FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O BRINCAR NA INFÂNCIA: RELATO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

  • Blenda Carine Dantas de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0002-4091-3897
  • Karolline Alves de Souza Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Suyanne Araújo Freitas Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Shenia Maria Felicio Felix Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Résumé

A atividade do brincar, em uma perspectiva histórico-cultural, é uma importante ferramenta para apropriação cultural pelas crianças nos seus diversos espaços de socialização, sendo potencializadora do desenvolvimento infantil. Considerando que, na pandemia da COVID-19, as crianças permaneceram em suas casas, reduzindo-se sua socialização, observamos a necessidade de ofertar uma formação continuada acerca dessa temática. Assim, este artigo relata a experiência de um curso de extensão acerca do brincar na infância, desenvolvido por professoras e estudantes do Centro de Educação-UFPB. Ofertado na modalidade remota, o curso contou com participação de cursistas de várias regiões do país. Prezando a articulação teoria-prática, contamos com momentos de discussão teórica intercalados com oficinas, partilhas de experiências e outras atividades lúdicas. Percebemos resultados positivos quanto à formação das estudantes extensionistas, que mediaram oficinas e colaboraram com os encontros, e à formação dos cursistas, diante do interesse pelas temáticas trabalhadas e participação ativa nas oficinas.

Bibliographies de l'auteur

Blenda Carine Dantas de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Psicóloga (UFRN).  Pedagoga pela Faculdade Alfa América. Professora EBTT do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação (UFRN). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (UFRN).

Karolline Alves de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduanda da Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Suyanne Araújo Freitas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduanda da Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Shenia Maria Felicio Felix, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Gestão e Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Residência Multiprofissional em Assistência Materno-Infantil pelo Hospital Universitário Ana Bezerra (UFRN). Psicóloga pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  

Références

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Publiée
2023-09-20
Rubrique
Relatos de Experiência