CLASSIFICAÇÕES GRAMATICAIS E HISTÓRIA DO VOCÁBULO PUTA
Résumé
Começamos a observar a palavra puta inserida em expressões como puta que pariu e puta merda, mas verificamos que seu uso vai além dessas expressões de indignação. Percebemos que ela ocorre também em sentenças e, grosso modo, víamos que sua classificação vai além daquela que o dicionário nos apresenta. Por conta disso, começamos a coletar sentenças em que ela ocorre para analisá-las sintaticamente e verificarmos as possibilidades de sua classificação.
Références
CAMARA JÚNIOR, Joaquim Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. 41ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
CHAIN, Soraya Paiva. A ordem das palavras nas orações latinas: restrições sintáticas ao livre ordenamento. 2014. 136 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2014.
MIOTO, Carlos; SILVA, Maria Cristina Figueiredo; LOPES, Ruth Elisabeth Vasconcellos. Novo Manual de Sintaxe. 03ª ed. Florianópolis: Insular, 2007.
MONTEIRO, José Lemos. Morfologia Portuguesa. 40ª ed. rev. e ampl. Campinas: Pontes, 2002.
PERINI, Mário A. Gramática Descritiva do português. 04ª ed. São Paulo: Ática, 2002.
______. Princípios de linguística descritiva: introdução ao pensamento gramatical. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
______. Sintaxe Descritiva. In OTHERO, Gabriel de Ávila; KENEDY, Eduardo (Orgs.). Sintaxe, sintaxes: uma introdução. São Paulo, Contexto, 2015. p. 185-195.
ROSA, Maria Carlota. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto, 2000.
SILVA, Maria Cecília Pérez de Souza e; KOCH, Ingedore Grunfeld Vilaça. Linguística Aplicada ao Português: sintaxe. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).