APRENDER ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS (ELiS) PRA QUÊ?: UM ESTUDO ENVOLVENDO AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS: LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Résumé
Neste artigo, analisamos as percepções dos/as estudantes de licenciatura em Letras: Libras, da Universidade Federal de Goiás (UFG), em relação à importância ou não da Escrita das Línguas de Sinais (ELiS) para seu processo de aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo interpretativista, e os dados foram coletados por meio de entrevistas. A partir das respostas dos/as estudantes, o ensino de ELiS é importante porque os/as alunos/as têm a oportunidade: de registrar a língua e de se comunicarem; de memorizar os sinais; de aprimorar o conhecimento da língua de sinais; de usar a ELiS para ensinar a seus/suas futuros/as alunos/as; e de aprimorar-se profissionalmente. No entanto, um dos participantes alega que, devido ao fato de não existir o ensino de Libras e da ELiS como disciplina obrigatória nas escolas, a aprendizagem desse sistema de escrita não é tão importante para sua formação.
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