(DES)VOZEAMENTO DE IDENTIDADES DE GÊNERO NO ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE PESQUISAS PUBLICADAS EM PERIÓDICOS NA ÚLTIMA DÉCADA
Résumé
Este trabalho tem o objetivo de analisar como está caracterizada a produção acadêmica no Brasil no que compete às políticas públicas de acesso e permanência de travestis e transexuais na educação superior nacional. A Fundamentação Teórica, mobilizada no tratamento dos dados, está alojada na interface entre os estudos aplicados da linguagem e os direitos humanos, partindo do pressuposto de que ambas as vertentes de conhecimento apresentam um arcabouço investigativo satisfatório à proposta aqui delineada. A Metodologia é de caráter documental e bibliométrico, tendo sido desenvolvida por intermédio do Portal de Periódicos da CAPES, ao adotar o recorte de tempo estabelecido entre 2012 e 2022. Os resultados revelam que a referida temática ainda é bastante incipiente junto às produções acadêmicas mapeadas, o que reafirma a importância de se discutir mais densamente sobre isso, face às demandas de uma sociedade emergente.
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