EDUCAR PARA E COM A TECNOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Résumé

A escola precisa acompanhar o processo de desenvolvimento da sociedade e buscar por inovações tecnológicas educacionais que aproximem as crianças do conhecimento científico e facilitem o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, criativo e significativo, que considere os contextos culturais dos estudantes e promovam a sua ampliação. Nesse sentido, esse estudo traz o relato de duas propostas desenvolvidas com crianças da Educação Integral, em tempo ampliado, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi propiciar a utilização, integração e apropriação das tecnologias e mídias digitais (MORIN, 2014) pelos estudantes do ensino fundamental, articulando com os componentes curriculares e almejando o desenvolvimento da autonomia e cooperação no processo de aprendizagem. A primeira apresenta o processo de criação de uma rádio escola para compartilhar os conhecimentos e trabalhos realizados pelos estudantes. A segunda relata a produção de uma história, utilizando como recurso uma técnica de animação. Consideramos fundamental que a escola busque adaptar metodologias e encaminhamentos, visando acompanhar os avanços tecnológicos da sociedade e integrá-los em sala de aula, propiciando o letramento científico e tecnológico dos estudantes, a inclusão digital e, desta forma, colaborando para a melhoria na aprendizagem e engajamento das crianças e adolescentes, que possam utilizar os recursos tecnológicos e digitais tanto na escola, quanto nos demais espaços sociais nos quais estão inseridos.

Biographie de l'auteur

Viviane Maria Alessi, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduada em Pedagogia (UFPR). Mestre e Doutora em Educação (UFPR). Pós-doutoranda em Educação na Linha de Linguagem, Corpo e Estética (UFPR). Professora e pedagoga na Secretaria Municipal de Curitiba, Paraná. Integrante do grupo de pesquisa EDUCAMOVIMENTO (NEPIE/UFPR).

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Publiée
2023-03-27
Rubrique
Relatos de Experiência