SER HOMOSSEXUAL EM UMA ESCOLA INCLUSIVA: A INVESTIGAÇÃO DAS DIFICULDADES VIVIDAS PELOS HOMOSSEXUAIS EM SEU PERCURSO DE VIDA EDUCACIONAL
Résumé
Este trabalho tem como foco a investigação das dificuldades vividas pelos homossexuais em seu percurso de vida. Investiga ainda a realidade vivida pelos alunos da escola E-JOVEM, uma escola de Campinas-SP voltada para o público LGBTTT, verificando as possíveis transformações vividas tanto no âmbito pessoal (aprendizagem, liberdade, entre outros) quanto no âmbito coletivo, relativo ao combate à homofobia). Nesta instituição a coleta de dados aconteceu em duas etapas: inicialmente foram realizadas observações participantes no ambiente escolar, e em seguida foram realizadas entrevistas individuais, semiestruturadas, com cinco alunos e cinco professores. A E-JOVEM busca sanar com a homofobia dando suporte sócio – afetivo entre os homossexuais participantes, em um projeto pedagógico inovador que possibilita a transformação social e de proteção aos indivíduos agredidos diante do preconceito. Estas formas de proteção contribuem para o processo de construção de políticas públicas que visam a homossociabilidade de LGBTTTs na sociedade contemporânea.
Palavras-chave: LGBTTT. Homofobia. Educação. Políticas públicas. Desenvolvimento Humano e Social.
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