LETRAMENTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ADICIONAL

Résumé

Esta investigação nasceu das observações e regências realizadas em sala de aula no estágio supervisionado na escola pública, e também nos debates e discussões realizadas nas aulas da graduação do Curso de Letras - Língua Inglesa e Literaturas. Esse estudo tem como objetivo oportunizar ao aluno outras vias e possibilidades na aprendizagem de LILA, através de novas práticas de letramento no contexto escolar. Toda fundamentação teórica foi baseada nos pesquisadores de aprendizagem de língua e letramento como SOARES, STREET, JANSON, MICCOLI e PAIVA, e outros. Foi elaborado um projeto de oficina de inglês instrumental com leitura, a produção do material didático foi baseada em um drama de aventura, com a produção de uma campanha preventiva contra o tráfico humano. Esta pesquisa tem cunho etnográfico, abordagem qualitativa, e a geração dos dados foi realizada através de observação participante, questionários e relatórios de estágios. Neste estudo foi possível perceber que a incorporação de letramento na aprendizagem de LILA, eleva o aprendizado do educando e promove a participação da comunidade escolar em seus conhecimentos adquiridos, através das práticas sociais.

Bibliographies de l'auteur

Miliane Moreira Cardoso Vieira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora Doutora do Curso de Letras-Língua Inglesa na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). 

Flor de Lis Nunes Guimarães, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduanda do Curso de Letras-Língua Inglesa na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Références

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Publiée
2022-08-09