A IDEOLOGIA NO DISCURSO OFICIAL: A EDUCAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 NA PERSPECTIVA ALTHUSSERIANA

Résumé

A escola é uma estrutura parte da organização do homem como ser social, assim como a positivação do Direito, uma vez que as sociedades evoluem por meio do conhecimento contínuo crítico e do estabelecimento de novas regras de convívio. Partindo deste pressuposto, tem como objetivo fazer uma análise do processo de constituição do artigo 205 da Constituição Federal de 1988, à luz do conceito de ideologia e de superestrutura trazidos pelo teórico Louis Althusser (1985), o que fazemos sob uma perspectiva metodológica da Análise de Discurso Franco Brasileira (ORLANDI, 2004). O que podemos notar é que o discurso oficial se funda na perspectiva neoliberalista da educação para o mercado de trabalho, deixando de lado seu caráter transformador.

Bibliographies de l'auteur

Marina de Alcântara Alencar, Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT)

Doutoranda em Linguística e literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Professora titular do curso de Direito na Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT).

Janete Silva dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp.  Professora Associada da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), atuando no curso de Letras (Licenciatura) e no PPGL (mestrado e doutorado). 

João de Deus Leite, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Adjunto na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). 

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Publiée
2022-08-09