EDITORIAL

Résumé

A ação pedagógica, para Pimenta e Lima (2008), denomina as atividades efetivadas pelos professores no contexto escolar, e têm por finalidade a efetivação do ensino e da aprendizagem, pelos educadores e educandos.

Nas palavras de Tardif (2002, p.221), “[...] a fim de aprender, os estudantes devem tornar-se, de uma maneira ou de outra, os atores de sua própria aprendizagem”. Para ele é importante uma parceria dos estudantes e a interação pedagógica, como método, através do qual, “[...] se articulam e ganham sentido todos os saberes do docente [...]” (TARDIF, 2002, p. 221).

Bibliographies de l'auteur

José Carlos de Melo , Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Pós-doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS. Docente Associado do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica – PPGEEB. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID.

Kyldes Batista Vicente , Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduada em Letras (pela UFG), Mestre em Letras e Linguística (pela UFG), Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pela UFBA) e Pós-doutora em Letras (pela UFG). Atualmente é professora na Unitins e no Centro Universitário Itop - UNITOP. 

Références

.
Publiée
2022-06-24