ANÁLISE DO TEMA ESTATÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Résumé

Este artigo tem por objetivo analisar a abordagem da Estatística nos livros didáticos de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é quali-quantitativa, de cunho analítico-exploratória. A pergunta norteadora deste trabalho centra-se na seguinte questão: De que forma a Estatística é apresentada nos livros didáticos de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental? Este estudo está ancorado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em outros autores e na legislação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa também explora o tema Estatística a partir do delineamento das perspectivas, complexidades e das contribuições das propostas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares tratadas nos livros didáticos de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados desta pesquisa apontam que ocorreram progressos quanto ao aperfeiçoamento dos livros didáticos, entretanto ainda há aspectos quanto à abordagem que podem ser levados em consideração para a melhoria da qualidade das obras didáticas.

Bibliographies de l'auteur

Liliane de Paula Sérgio Santos, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Graduada em Pedagogia Anos Iniciais e Supervisão Escolar (UNITINS). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFTO). Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI). É professora e atualmente atua como coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Formoso do Araguaia - TO.

Creuza da Silva Pereira, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Graduada em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Supervisão Educacional (UNITINS). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFTO). Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho. (UFPI). É professora da Secretaria Municipal de Educação de Formoso do Araguaia - TO.

Antônia Lília Soares Pereira, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UFAC). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física (UNINTER). Mestra em Ensino em Ciências e Saúde (UFT). Professora de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Références

BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina; GUSMÃO, Tânia; RIBEIRO, Maria. Odisseia: matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5 º Ano. Livro do professor. São Paulo, SEI, 2017.

BORDEAUX, Ana Lúcia, et. al. Novo Bem-me-quer, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Editora do Brasil, 2017.

BRASIL. Apresentação. In: Programa Nacional do Livro Didático. 2019. Disponibilidade em: https://pnld.nees.com.br/pnld_2019/apresentacao. Acesso em: 2 ago. 2021.

BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Lex: Diário Oficial da União, 19 jul. 2017b, p. 7. col. 1. Disponibilidade em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm. Acesso em: 1 ago. 2021.

BRASIL. Guia Nacional do Livro Didático (1º ao 5º ano) – PNLD 2019. Brasília 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponibilidade em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 7 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponibilidade em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/
inicio. Acesso em: 02 de ago. 2021.

BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático, 2019. Apresentação. Disponibilidade em: https://pnld.nees.com.br/pnld_2019/apresentacao>. Acesso em: 02 de ago. 2021.

CAZORLA, Irene; MAGINA, Sandra; FERREIRA, Verônica; GUIMARÃES, Gilda. Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), 2017.

CONTI, Keli Cristina. Análise de situações pedagógicas de Estatística num livro didático. Educação e Linguagem, v. 20, n. 1, p. 91-109, 2017. Disponibilidade em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/8693. Acesso em: 26 jul. 2021.

COUTINHO, Cileda de Queirós e Silva; SANTOS, Anderson Anzai dos; GIORDANO, Cássio Cristiano. Educação Estatística, Cidadania e Livros Didáticos: o papel do letramento estatístico. REVEMAT: Revista Eletrônica de Matemática, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 1-15, jul. 2019. Disponibilidade em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e58951. Acesso: 30 maio 2021.

CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DANTE, Luiz Roberto; Ápis: Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Ática, 2017.

EVANGELISTA, Maria Betânia; GUIMARÃES, Gilda; OLIVEIRA, Izabella. Propostas de Atividades com Tabelas em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Brasil e do Quebec. JIEEM, Pernambuco, v. 14, n. 1, p. 14-25, 2021. Disponibilidade em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/8257. Acesso: 12 jun. 2021.

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista da matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; FTD, 2018.

HUFF, Daniel. Como mentir com Estatística. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019.

LEITE, Angela. TABOADA, Roberta. Aprender Juntos: matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano. Livro do professor. São Paulo, 2017.

MARTINS, Helena do Carmo; LOUREIRO, Katiane da Conceição; REIS, Lourisnei; SILVA, Susana Maris da. Aquarela: Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5 º Ano. Livro do professor. São Paulo: Kits, 2018.

MELO, Carlos Ian Bezerra de; LOPES, Tânia Maria Rodrigues; OLIVEIRA, João Luzeilton de. Análise crítica do processo de escolha do livro didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá-CE. Revista Thema. v. 14, n. 04, p.100 - 113, 2017. Disponibilidade em: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.100-113.552. Acesso: 26 jul. 2021.

MORI, Iracema. A aventura do saber matemática, 5º ano, 2. ed. São Paulo: SEI, 2017.

PEREIRA, Roseli Fidelix; CONTI, Keli Cristina. O Tratamento da informação presente em livro didático de matemática do 5º ano do ensino fundamental. Momentum, v. 1, n. 9, p. 121-134, 2017. Disponibilidade em: https://momentotum.emnuvens.com.br>download. Acesso em: 5 jun. 021.

PIRES, Célia Maria Carolino; RODRIGUES, Ivan Cruz Rodrigues. Nosso livro de Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Zapt Editora Ltda, 2014.

PONTES, Marcio Matoso; VASCONCELOS, Francisco Vilar; LIMA, Dina Séfora Santana Menezes; VASCONCELOS, Ana Karine Portela. A temática “Probabilidade e Estatística” nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da promulgação da BNCC: percepções pedagógicas. Educitec, Manaus, v. 5, n. 12, p. 221-237, dez. 2019. Disponibilidade em https://www.researchgate.net/publication/342024452_A_tematica_'Probabilidade_e_Estatistica'_nos_anos_iniciais_do_Ensino_Fundamental_a_partir_da_promulgacao_da_BNCC_percepcoes_pedagogicas . Acesso em: 7 jun. 2021.

PRODANOV, Cléber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Freevale, 2013.

REAME, Eliane. Ligamundo, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Saraiva, 2017.

RIBEIRO, Jackson; PESSÔA, Karina. Novo Pitanguá: Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Moderna, 2017.

SANTOS, Cristina Laura. Análise e o ensino da estatística em um livro didático. Brazilian J. of Develop, São Paulo, v. 6, n. 6, p. 35598- 35610, jun. 2020.
Disponibilidade em: https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=Análise+e+o+ensino+da+estatística+em+um+livro+didático. Acesso: 5 jul. 2021.

SANTOS, Júlio César Augustus de Paula. Vem Voar: matemática, 5º ano: ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano. Livro do professor. São Paulo; Scipione - 2017.

SOARES, Eduardo Sarquis; Matemática com Saladim: matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano. Livro do professor. Belo Horizonte: Dimensão, 2017.

SILVEIRA, Ênio. Ar Aprender e Relacionar: matemática, ensino fundamental, anos Iniciais, 5 º Ano. Livro do professor. São Paulo: Editora Moderna, 2017.

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44, jan./abr. 2017. Disponibilidade em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099 . Acesso em: 20 ago. 2021.

TOLEDO, Carolina Maria. Buriti Mais Matemática, ensino fundamental, anos iniciais, 5º ano: livro do professor. São Paulo; Moderna, 2017.

TREJO, Adriane Buchwitz Del; PAULA, Enio Freire. Tratamento da informação no ensino fundamental: contribuições dos livros didáticos para a alfabetização e letramento matemático. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 15, n. 3, p. 195-203, jul./set. 2018. Disponibilidade em: https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/download/2407/2503/11198. Acesso em: 14 jul. 2021.

VIEIRA, Gláucia Marcondes; GOMES, Maria Laura Magalhães. Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educar em Revista, Curitiba, v. 30, n. 54, p. 257-273, out./nov. 2014. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000400016. Acesso: 18 jul. 2021.
Publiée
2023-03-27
Rubrique
Artigos