EXAME DE ORDEM DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVI-19 NO CURSO DE DIREITO
Résumé
Para adentrar na Ordem dos Advogados do Brasil, aluno do curso de Bacharel em Direito, entre outros requisitos, precisa ser devidamente certificado no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil, nos termos do Estatuto da Advocacia (BRASIL, 1994). Contudo, em razão da pandemia da Covid-19, várias provas da OAB foram adiadas, dificultando o exercício da profissão de advogado. Este trabalho tem como objetivo analisar a opinião de alunos do curso de direito acerca das metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Será utilizada uma abordagem qualitativa de pesquisa. Como premissa, os dados foram obtidos por meio de questionário no google forms com acadêmicos do curso de Direito da Universidade Anhanguera, unidade de Santo André, Estado de São Paulo, e foram tabulados e analisados de forma descritiva, na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Foi possível verificar que as metodologias ativas durante o processo de ensino, contribuiu para o desenvolvimento das competências indispensáveis para o aluno (a) de Direito.
Références
AMARAL, A. P. S.; BOERY, R. N. S. de O.; VILELA, A. B. A.; SENA, E. L. S. Metodologias ativas: relato de experiência da participação em curso de especialização na área da Saúde. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–20, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24129. Disponível em:
BLANDO, A.; MARCILIO, F. C. P.; FRANCO, S. R. K.; TEIXEIRA, M. A. P. Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Thema, [S. l.], v. 20, p. 303-314, 2021. DOI: 10.15536/thema.V20.Especial.2021.303-314.1857. Disponível em:
BRASIL. LEI DE 11 DE AGOSTO DE 1827. Disponível em:
BRASIL. DECRETO Nº 19.408 DE 18 DE NOVEMBRO DE 1930. Disponível em:
BRASIL. LEI Nº 4.215, DE 27 DE ABRIL DE 1963. Disponível em:
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível em:
BRASIL. LEI Nº 8.906, DE 4 DE JULHO DE 1994. Disponível em:
BRASIL. Medida provisória Nº 934, DE 1º DE ABRIL DE 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 1 abr. 2020. Disponível em:
BRASIL. DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 mai. 2017. Disponível em:
CASTRO, Bruno Denis Vale. O PROBLEMA DO NÚMERO EXCESSIVO DE ADVOGADOS NO BRASIL: NOVAS PERSPECTIVAS. ESTUDOS SOBRE PROCESSO CIVIL E OUTROS MEIOS DE SOLUÇÃO. 2017. Disponível em:
COTTA, Rosângela Minardi Mitre; SILVA, Luciana Saraiva da; COSTA, Glauce Dias da; CAMPOS, Aline Aparecida de Oliveira; COTTA, Rodrigo Mitre; SILVA, Lucas Saraiva da; COTTA, Fernanda Mitre; FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS CRÍTICOS-REFLEXIVOS: O POTENCIAL DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - Formação de profissionais críticos-reflexivos, metodologias ativas e aprendizagem significativa. 2012. ISSN: 2385-6203 Ed. CIDUI Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació. Vila Universitária. Local F2.1. Campus UAB - Bellaterra. Disponível em:
DUTRA, Rodrigo. Entenda o que são metodologias ativas de aprendizagem. 2020. Disponível em:
Exame de Ordem. Suspenso o cronograma das próximas edições do Exame de Ordem em 2020. 2020. Disponível em:
Exame de Ordem. Segunda fase do XXXI Exame de Ordem é adiada para 6 de dezembro. 2020. Disponível em:
Exame de Ordem. Segunda fase do XXXI Exame de Ordem é adiada para 6 de dezembro. 2020. Disponível em:
FREIBERGER, R. M.; BERBEL, N. A. N. A importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental. Cadernos de Educação, 37, p. 207-245, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia.Saberes necessários à prática educativa. 25a ed. Disponível em:
GRINOVER, Ada Pellegrini. O advogado e a formação jurídica. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, v. 73, p. 103-114, 1978. Disponível em:
IBGE, Síntese de indicadores sociais : uma análise das condições de vida
da população brasileira. Rio de Janeiro : IBGE, 2016. 146 p. Disponível em:
LOSEKANN, R. G. C. B.; MOURÃO, H. C. Desafios do teletrabalho na pandemia COVID-19: quando o home vira office. Caderno de Administração, v.28, p.71-75, 2020.
MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2008, v. 13, suppl 2 [Acessado 12 Fevereiro 2022] , pp. 2133-2144. Disponível em:
MOCHI, Cássio Marcelo; MOTTA, Ivan Dias Da. O Direito À Educação Jurídica De Qualidade, Abordagens Do Enade E Do Exame De Ordem Dos Advogados Do Brasil: A Busca De Critérios Seguros
Para Construção Do Modelo Avaliativo. 2010. Disponível em:
NASCIMENTO, J. L. do .; FEITOSA, R. A. Metodologias ativas, com foco nos processos de ensino e aprendizagem. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e622997551, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7551. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7551. Acesso em: 12 fev. 2022.
OLIVEIRA, Hudson do Vale de, & SOUZA, Francimeire Sales de. DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AO SISTEMA DE AVALIAÇÃO: REFLEXÕES EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, 27 Apr. 2020. Disponível em:
PALMEIRA, ROBSON LIMA; DA SILVA, Andrezza Araújo Rodrigues; RIBEIRO, Wagner Leite. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior. HOLOS, [S.l.], v. 5, p. 1-13, nov. 2020. ISSN 1807-1600. Disponível em:
RODRIGUES, Prof. William Costa. METODOLOGIA CIENTÍFICA. 2007. Paracambi. FAETEC/IST. Disponível em:
TEÓFILO, Tiago José Silveira e DIAS, Maria Socorro de Araújo. Concepções de docentes e discentes acerca de metodologias de ensino-aprendizagem: análise do caso do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral - Ceará. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2009, v. 13, n. 30, pp. 137-151. Disponível em:
Lei de acesso a informação LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011
para usar nas comunicações com a OAB
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm
imprensa@oab.org.br
https://www.oab.org.br/ouvidoria/faleconosco?PHuB0ciT/Z8XhP+SvlS8zA==
https://www.oab.org.br/
http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/about
https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1466
https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/buscador-primo.html
https://capes-primo.ezl.periodicos.capes.gov.br/primo-explore/fulldisplay?docid=TN_cdi_crossref_primary_10_15448_1987_2582_2021_2_32188&context=PC&vid=CAPES_V3&lang=pt_BR&search_scope=default_scope&adaptor=primo_central_multiple_fe&tab=default_tab&query=any%2Ccontains%2CMetodologias%20Ativas%20Direito&offset=0
https://capes-primo.ezl.periodicos.capes.gov.br/primo-explore/fulldisplay?docid=TN_cdi_crossref_primary_10_12957_rqi_2018_29655&context=PC&vid=CAPES_V3&lang=pt_BR&search_scope=default_scope&adaptor=primo_central_multiple_fe&tab=default_tab&query=any%2Ccontains%2CMetodologias%20Ativas%20Direito&offset=0
https://home.ufam.edu.br/salomao/Tecnicas%20de%20Pesquisa%20em%20Economia/Textos%20de%20apoio/GIL,%20Antonio%20Carlos%20-%20Como%20elaborar%20projetos%20de%20pesquisa.pdf
https://www.scielo.br/j/csc/a/9M86Ktp3vpHgMxWTZXScRKS/?lang=pt
https://www.scielo.br/j/csc/a/9M86Ktp3vpHgMxWTZXScRKS/?lang=pt
(BARBOSA; MOURA, 2013).
https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7551/6820
https://indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/7695/pdf
SANTI, Eurico Marcos Diniz de. O desafio da interdisciplinaridade: do fato à norma, da
realidade ao conceito jurídico. In: GHIRARDI, José Garcez; VANZELLA, Rafael Domingos
Faiardo. (Org.). Ensino jurídico participativo: construção de programas, experiências
didáticas. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 139-152 (Série metodologia e ensino - Direito desenvolvimento justiça)
PLASTINA JÚNIOR, Márcio Gabriel; LEAL, Leonardo José Peixoto. A relevância do
método do caso na atual conjuntura da educação jurídica brasileiro.
Revista Expressão Católica, v. 7, n. 1; p. 14-19, jan.-jun., 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).