NECROPOLÍTICA: BIOPODER, SOBERANIA, ESTADO DE EXCEÇÃO, POLÍTICA DA MORTE
Résumé
.
Références
ALMEIDA. S. L. de. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra. 2021.
ARENDT. H. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Wars of the Globalization Era. European Journal of Social Theory, v. 4, n. 1, 2001
CARNEIRO, A. S. Construção do outro como não-ser como fundamento do ser. São Paulo, Tese de doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo-USP/SP) 2005.
FANON, F. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro, RJ: Editora Civilização Brasileira, 1968.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FRANCO, F. L. P. N. Da bipolítica à necrogovernabilidade: um estudo sobre os dispositivos de desaparecimento no Brasil. Tese (doutoral) – Faculdade de Filosofia de São Paulo. Departamento de Filosofia. Área de concentração: Filosofia, 2018.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política, livro 1. São Paulo, Boitempo, 2017.
MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
PESSANHA, Eliseu A. de M. Necropolítica & epistemicídeo: as faces ontológicas da morte no contexto do racismo. Dissertação (Mestrado - Mestrado em Metafísica) Universidade de Brasília, 2018
SANTOS, A. A. Educação escolar um olhar do egresso de pedagogia: Entre a reprodução e a emancipação. In: SIQUARA, M. M. A; BOGO, M. N. R. de A; CARVALHO, L. F. de O; CEARON, N. M. (Org.). Educação-Memória-Educação. 1ed. São Paulo: Edcon, 2015, v. 1, p. 311-336.
SANTOS, A. A. Identidade quilombola e as suas interfaces com a educação: o olhar dos professores de Ciências e suas Tecnologias e a narrativa discente dos jovens de Hélvecia no Colégio Estadual Professora Jane Assis Peixoto 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER). Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB/BA, 2020.
SANTOS, A. A. Notas introdutórias sobre Raça, Racismo, Democracia Racial e Movimento Negro no Brasil. In: FERREIRA, A. da L; OLIVEIRA JUNIOR, G. B. de; PEREIRA, J. S; REIS, M. de N. R. (Org.). Epistemologias do Extremo Sul. 1ed.Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021, v. 1, p. 219-235.
SANTOS, A. A., & Reis, M. de N. (2021). Biopoder e necropolítica. Revista Espaço Acadêmico, 21(230), 309-320. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/55986
SANTOS, B. D. S. Pelas Mãos de Alice. O Social e o Político na Pós-Modernidade. 7º. ed. Porto: Edições Afrontamento, 1999.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).