EDITORIAL

Résumé

Esta publicação constitui os anais do Colóquio Internacional "Enunciação e Argumentação − a semântica argumentativa em diálogo", organizado pelos grupos de pesquisa em semântica argumentativa da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade de Passo Fundo e da École des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Esse evento se realizou remotamente, nos dias 07, 08 e 09 de outubro de 2021, e se organizou em torno de conferências plenárias e de grupos de trabalho francófonos e lusófonos. O presente número de Humanidades & Inovação reúne uma série de artigos dessas diferentes comunicações, acrescentando dois artigos introdutórios, um em português sobre a história da semântica argumentativa no Brasil, e um em francês sobre o lugar da enunciação e da argumentação na semântica argumentativa.

Bibliographies de l'auteur

Louise Behe , École des Hautes Études en Sciences Sociales – France

Doutoranda em Linguística na EHESS. Pesquisa gradualidade em francês e em italiano. Coordenou, em 2021, a publicação da obra franco-brasileira Curso de Semântica Argumentativa. 

Marion Carel , École des Hautes Études en Sciences Sociales – France

Orientadora de estudos em Linguística lexical e Linguística do discurso na EHESS (Paris) e trabalha no âmbito da Semântica Argumentativa. É autora da obra L’entrelacement argumentatif publicada pela editora Honoré Champion em 2011.

Cristiane Dall’ Cortivo Lebler, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutora em Letras pela PUCRS e Pós-Doutora em Letras Vernáculas pela UFRJ. Professora Adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

 

Corentin Denuc, École des Hautes Études en Sciences Sociales – France

Doutorando em Linguística na EHESS - CRAL. Desenvolve uma tese sobre "As propriedades semânticas e pragmáticas do léxico social". Em 2021, coordenou a publicação da obra franco-brasileira Curso de Semântica Argumentativa

Lauro Gomes , Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/CNPq), com estágio de doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales Paris (PDSE/ CAPES). É professor adjunto da área de Linguística no Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  

 

Références

.
Publiée
2022-06-21