REALIDADES VIVENCIADAS POR PROFESSORES NO PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19

Résumé

A pandemia originada pela COVID-19 desencadeou diversas alterações na realidade brasileira, inclusive nos modos de realização das atividades das instituições escolares. Devido à necessidade do estabelecimento de medidas de isolamento social, o ensino remoto passou a ser o principal meio de exercício das mediações pedagógicas. Considerando esse contexto, o presente estudo investiga as realidades vivenciadas por professores durante o período de pandemia de COVID-19. Para isso, emprega um questionário respondido por 170 professores do município de Cascavel/PR, no qual as informações são analisadas e discutidas com a intermediação de procedimentos mistos. O referencial que embasa as discussões é o da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados do estudo apontam que as realidades vivenciadas pelos professores foram marcadas por cobranças em relação à aprendizagem dos alunos, pelo excesso de atividades burocráticas, pela falta de tempo para o lazer, pela demasia de atividades domésticas e familiares a serem efetuadas, dentre outros fatores.

Bibliographies de l'auteur

Elisabeth Rossetto, UNIOESTE

Doutora em Educação pela UFRGS, Professora na UNIOESTE. Câmpus Cascavel. 

Geovane dos Santos da Rocha, UNIOESTE

Mestre em Educação pela UNIOESTE campus Cascavel, Doutorando em Educação pela UNIOESTE. Câmpus Cascavel. 

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Publiée
2022-08-29