REALIDADES VIVENCIADAS POR PROFESSORES NO PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19
Résumé
A pandemia originada pela COVID-19 desencadeou diversas alterações na realidade brasileira, inclusive nos modos de realização das atividades das instituições escolares. Devido à necessidade do estabelecimento de medidas de isolamento social, o ensino remoto passou a ser o principal meio de exercício das mediações pedagógicas. Considerando esse contexto, o presente estudo investiga as realidades vivenciadas por professores durante o período de pandemia de COVID-19. Para isso, emprega um questionário respondido por 170 professores do município de Cascavel/PR, no qual as informações são analisadas e discutidas com a intermediação de procedimentos mistos. O referencial que embasa as discussões é o da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados do estudo apontam que as realidades vivenciadas pelos professores foram marcadas por cobranças em relação à aprendizagem dos alunos, pelo excesso de atividades burocráticas, pela falta de tempo para o lazer, pela demasia de atividades domésticas e familiares a serem efetuadas, dentre outros fatores.
Références
BRASIL. Coronavírus COVID-19: O que você precisa saber. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2021.
CASTRO, Thiele da Costa Müller; et al. Em tempos de coronavírus: home office e o trabalho feminino. Revista Novos Rumos Sociológicos, v. 8, n. 14, ago./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/article/view/20017. Acesso em: 22 abr. 2022.
CONCEIÇÃO, Vagner Miranda da. Impactos da pandemia de COVID-19 no lazer e no trabalho do professor universitário em home office. Revista Licere, v. 24, n. 3, set. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/36337/28430. Acesso em: 22 abr. 2021.
COSTA, Ana Maria; RIZZOTTO, Maria Lucia Frizon; LOBATO, Lenaura de Vasconcelos Costa. Na pandemia da Covid-19, o Brasil enxerga o SUS. Saúde Debate, v. 44, n. 125, abr./jul. 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sdeb/2020.v44n125/289-296/. Acesso em: 22 abr. 2021.
Cresswell, John W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Dunker, C. A hipótese depressiva. In Safatle, V., Silva J. N, Dunker, C. (orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, p. 177-212.
ESTEVE, José M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, Antônio. (orgs.). Profissão professor. Portugal: Porto Editora, 1999.
FORATTINI, Cristina Damm; LUCENA, Carlos. Adoecimento e sofrimento docente na perspectiva da precarização do trabalho. Laplage em Revista, v. 1, n. 2, maio-ago., 2015. Disponível em: http://oaji.net/articles/2016/2779-1452556088.pdf. Acesso em: 22 abr. 2022.
Gil, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2019.
GULLOT, Carlos Castañeda; SERPA, Gerardo Ramos. Principales pandemias en la historia de la humanidade. Revista Cubana de Pediatría, v. 92, n. 1, jul. 2020. Disponível em: http://www.revpediatria.sld.cu/index.php/ped/article/view/1183/714. Acesso em: 22 abr. 2021.
HENRIQUES, Cláudio Maierovitch Pessanha; VACONCELOS, Wagner. Crises dentro da crise: respostas, incertezas e desencontros no combate à pandemia da Covid-19 no Brasil. Estudos Avançados, v. 34, n. 99, maio/ago. 2020. Disponível em https://www.scielo.br/-scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000200025&tlng=pt. Acesso em: 09 mar. 2021.
HONORATO, Hercules Guimarães; MARCELINO, Aracy Cristina Kenupp Bastos. A arte de ensinar e a pandemia COVID-19: a visão dos professores. In: Anais da II Jornada Científica e do I SIEI - Simpósio Internacional da Faculdade de Anicuns. Anais...Anicuns(GO) Faculdade de Anicuns, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/jornadasiei/323962-a-arte-de-ensinar-e-a-pandemia-covid-19--a-visao-dos-professores-. Acesso em: 22 abr. 2022.
LIMA, Nísia Trindade; BUSS, Paulo Marchiori; PAES-SOUZA, Rômulo. A pandemia de COVID-19: uma crise sanitária e humanitária. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 7, p. 1-4, jul. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2020000-700503&script=sci_arttext. Acesso em: 22 abr. 2022.
MENDOZA, Israel David Carofilis; RODRÍGUEZ, Marcos Alejandro Yánes. Role of the professor in times of COVID-19. International Research Journal of Engineering, IT & Scientific Research, v. 6, n. 6, p. 37-44, 2020. Disponível em: https://sloap.org/journals/index.php/irjeis/. Acesso em: 22 abr. 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Trabalho de Campo: Contexto da Observação e Descoberta. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 61-77.
REZENDE, Joffre Marcondes. Epidemia, endemia, pandemia, epidemiologia. Revista de Patologia Tropical, v. 27, n. 1, p. 153-155, jan./jun. 1998.
RIBEIRO, Santiago dos Santos; SCORSOLINI-COMIN, F.; DALRI, R. C. M. B. Being a professor in the context of the COVID-19 pandemic: Reflections on mental health. Index de Enfermeria, v. 29, n. 3, p. 137-141, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/pt/covidwho-1187396. Acesso em: 22 abr. 2022.
SAFATLE, Vladimir. Maneiras de transformar mundos: Lacan, política e emancipação. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
SANTIAGO, Deymisson de Sousa; SOUSA, Lazaro Luís de Lima; SILVA, Jusciane da Costa e. As dificuldades do ensino remoto no ensino superior. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6522. Acesso em: 22 abr. 2022.
SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/218250. Acesso em: 22 abr. 2022.
SCHUCHMANN, Alexandra Zanella; et al. Isolamento social vertical X Isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Brazilian Journal Health Review, Curitiba, v. 3, n. 2, p.3556-3576, mar./abr. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/9128/7738. Acesso em: 22 abr. 2022.
VASCONCELOS, Cristiane Regina Dourado; ARAÚJO, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira. Educação em tempos de pandemia: a prática do ensino remoto na percepção de professores. Anais do XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2020. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/20/6954-texto_proposta_completo.pdf. Acesso em: 22 abr. 2022.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. 7 aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. The World health report 2001. Mental Health:
New Understanding, New Hope. 2001. WHO Library Cataloguing in Publication Data.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).