PONDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PRESENÇA DA LITERATURA E DA EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA BNCC: CONTORNOS E ENTORNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Literatura. BNCC. Educação Literária.

Resumo

A literatura em sala de aula evoca um recorrente debate, seja em decorrência da didatização do texto literário, seja em favor da promoção de uma educação literária voltada para as perspectivas estéticas e experiência com a linguagem. Nos PCNs de Língua Portuguesa (1997), há o reconhecimento e a necessidade de uma atuação mais consistente acerca do tratamento da literatura no contexto escolar. Desse modo, com a adoção da BNCC, enquanto pressuposto para elaboração do currículo, coube investigar acerca do espaço da educação literária no documento, considerando a área de Linguagens no Ensino Fundamental. Sendo assim, valendo-se de uma pesquisa descritiva, foi possível verificar que a Base propõe a referida educação a partir da leitura em perspectiva transversal que a literatura possibilita, o que pressupõe um avanço significativo na ideia e na prática da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade já realizadas, que vem colocar o texto literário no centro das práticas de leitura das aulas de Língua Portuguesa, ao passo de que exige, também, que sejam preservados os aspectos estéticos e criativos que garantem o entendimento da literatura enquanto expressão artística, observando desde o cânone até as manifestações contemporâneas, necessariamente as que revelam a diversidade da cultura brasileira. O documento também sinaliza a necessidade de a literatura apresentar-se ao leitor no conjunto de suportes (multimodalidades), considerando a necessidade de o leitor assimilar, desde cedo, a construção do(s) sentido(s) nessas semioses que se somam ao impresso, contribuindo na formação de um leitor afeito aos multiletramentos. O aporte teórico foi encontrado em Antonio Candido (2004), Rildo Cosson (2010, 2018), Ana Maria Machado (2016), Regina Zilberman (2009), Marisa Lajolo (1993, 2009), Michèle Petit (2009, 2013), Teresa Colomer (2007), Tzvetan Todorov (2020), Peter Hunt (2010), entre outros.

Biografia do Autor

Abraão Vitoriano de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Educação (PGEdu/UFPE). Mestre em Letras (PROFLETRAS/UERN). Professor do Sistema Municipal de Ensino de Cajazeiras/PB e da Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). Coordenador do LERARTE. Supervisor Escolar no Sistema Municipal de Ensino de São João do Rio do Peixe/PB.

Erik Viana Carlos Rodrigues, Sistema Municipal de Ensino de Cajazeiras/PB

Mestre em Letras (PROFLETRAS/UFCG). Professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino da Paraíba e do Sistema Municipal de Ensino de Cajazeiras/PB. Formador dos Docentes de Língua Portuguesa no SME/Cajazeiras.

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutor e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor do Departamento de Linguística, Letras e Artes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS  e do Colégio Franciscano São José (Erechim/RS).

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Publicado
2022-07-20