OLHAR SUSTENTÁVEL NA ECOPEDAGOGIA

Résumé

A descoberta da Terra como um sistema vivo em evolução tem causado na humanidade um conjunto de novas sensibilidades e/ou percepções. Por um lado, reconhecendo que a terra é o local onde viemos, uma comunidade humana que, com o tempo, tornou-se nosso eu antropocêntrico. Por outro, afastamos-nos da natureza e passamos a construir um pensamento egoísta ao invés de garantir a sobrevivência comum das espécies. Nessa perspectiva, o presente artigo aponta alguns direcionamentos para a sustentabilidade e para o desenvolvimento de práticas sustentáveis e sociais. Torna-se imprescindível considerarmos novas formas de coexistência com a Terra, a partir do exercício da responsabilidade e da cidadania planetária. Somente assim, será possível pensar em uma  proposta para a bom viver.

Biographie de l'auteur

Wagner Grizorti, Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila)

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas. Mestre em Integração Contemporânea da América Latina pela UNILA. 

Références

AGUDELO, Cris; MARTINEZ, Lais; ORTIZ, Ian. Gestão a conhecimento: Ecopedagogia e o mundo Práxis, v. 9, p. 108-113, 2013.

AMAYA, Carmem. Sustentabilidade na américa. Bolívia: Universidad UniVer, 2000.

BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da terra, grito dos pobres. Madri: Trota, 2011.

BOFF, L. Os cuidados necessários. Madri: Trota, 2012.

CAPRA, Fritjof. O Ponto Crucial. Buenos Aires: Morra, 1992.

CARVAJAL, José. Uma arte de curar, uma aventura pelos caminhos da bioenergética. Bogotá: Norma, 1995.

DOSSEY, Luiz. Tempo, espaço. Barcelona: Kairós, 1999.

ELIZABETH, Arian. Desenvolvimento humano e ética para a sustentabilidade. México: UNEP – Escritório Regional para América Latina e Caribe, 2003.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. Cidade do México: Século XXI, 2002.

GUTIERREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. Cidade do México: De LaSalle Editores, 2015.

HINKELAMMERT, Franz.; MORA, Henry. Para uma economia para a vida. Bogotá: Projeto Justiça e Tempo de vida, 2009.

LANZI, Shirlei. Ecopedagogia e cultura predatória. Revista Cubana de Educação Superior, v. 25, p. 60-170, 2005.

MATURANA, Humberto. Realidade: fundamentos biológicos. Barcelona: Anthropos, 1995.

NEWBOLD, Richard. O oitavo dia: a evolução social do planeta terra. México: Universidade Autônoma, 2001.

OSÓRIO, Salete. Bioética e pensamento complexo: estratégias para enfrentar o desafio sustentável da terra. Bogotá: Universidade Militar Novo Grenade, 2015.

PAYAN, Jhuan. Olhar social a Terra. Bogotá: McGraw Colina, 2000.

Publiée
2022-10-25
Rubrique
FLUXO CONTÍNUO - Artigos