BRINCAR NA INFÂNCIA E NA VIDA ADULTA: ELEMENTOS PARA PENSAR UMA DOCÊNCIA BRINCANTE

Résumé

Pensar como brincam as crianças nos impulsiona a refletir se pessoas adultas que com elas convivem, seja em âmbito familiar, social ou pedagógico, também brincam. Ao pesquisar a respeito de experiências com o brincar de professoras(es) formadoras(es) brincantes, este artigo apresenta e discute os conhecimentos e práticas delas/es na formação de docentes da educação infantil. Buscamos compreender os percursos que as/os constituíram e como as brincadeiras estão articuladas com suas práticas educativas, na relação com as crianças. A pesquisa qualitativa, oriunda de dissertação de mestrado, apoiou-se metodologicamente nas narrativas, tendo como método as entrevistas episódicas e relatos compartilhados pelas(os) docentes formadoras(es). Mediante o contato, diálogo e compreensão dos relatos, podemos inferir que as/os docentes brincantes têm trajetórias, conhecimentos e práticas que se conectam e permitem estabelecer relações com suas experiências singulares e a valorização do brincar e das brincadeiras como eixo do trabalho formativo que desenvolvem na interface com a educação da infância.

Bibliographies de l'auteur

Maria Walburga dos Santos , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Pós-doutora pelo Centre de Recherche Interuniversitaire Expérience Ressources Culturelles Éducation" (EXPERICE), de l'Université Sorbonne Paris Nord (Paris XIII), França. Doutora e Mestra Educação do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Docente associada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Alessandra De Campos e Silva Rosa, Secretaria Municipal da Educação de Sorocaba/SP

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente da  Secretaria Municipal da Educação de Sorocaba/SP. 

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Publiée
2022-05-12