A BRINCADEIRA NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO DE CONTEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Résumé

O presente artigo debate a potencialidade de avaliação da oferta de brincadeiras nos contextos de Educação Infantil, a partir do estudo e apreciação de instrumento da “boa creche lúdica” (SAVIO, 2013, 2011) junto a Rede Municipal de Pinhais. O processo teve início com o grupo de pedagogas da Secretaria de Educação do município e, em seguida envolveu 141 profissionais de seis unidades educacionais. O instrumento foi objeto de reflexão sobre a qualidade implicada nas oportunidades para brincar que as professoras precisariam planejar, organizar e participar nas instituições, em decorrência da compreensão do brincar como modos de construir mundos. E, sobre as adequações necessárias para um maior diálogo com a realidade ad hoc. O debate participativo nas instâncias colegiadas permitiu o aprofundamento de conceitos, o questionamento e auto-questionamento sobre os contextos e práticas de brincar, tendo se constituído como mote do processo formativo realizado.

Bibliographies de l'auteur

Catarina Moro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação. Mestra em Psicologia da Infância e da Adolescência. Bacharel e Licenciada em Psicologia. Professora Associada no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Nadir Fernandes dos Santos , Prefeitura Municipal de Pinhais/PR

Graduação em Pedagogia e História. Especialista em educação infantil. Atualmente é pedagoga e professora da Prefeitura Municipal de Pinhais/PR, trabalhando na Secretaria Municipal de Educação na Seção de apoio ao desenvolvimento da Educação Infantil. 

 

Francielli Rodrigues, Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Parana (UFPR). Atua na Secretaria Municipal de Educação de Pinhais (SEMED), Pinhais (PR).   

Andressa Montilla dos Santos, Prefeitura Municipal de Pinhais/PR

Educadora infantil na Prefeitura Municipal de Pinhais/PR.

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Publiée
2022-05-12