CADÊ O NENÊ? ACHOU... - BRINCADEIRAS E APRENDIZAGENS NO CONTEXTO DA CRECHE

Résumé

Este artigo destaca a discussão presente no campo da educação infantil, quanto ao papel desempenhado pelas brincadeiras nas aprendizagens de bebês. Estudiosos da área e documentos oficiais ressaltam a importância das brincadeiras para a aprendizagem na faixa etária de 0 a 3 anos, por vezes, porém, especialmente quando se refere a bebês, brincadeiras são pouco visibilizadas, compreendidas como meras ações exploratórias ou passatempos. O estudo de caso realizado em uma turma de berçário de um Centro de Educação Infantil da rede pública do município de São Paulo, traz episódios do cotidiano, registrados em relatos escritos, vídeos e fotografias, com destaque às situações de relação de bebês e professoras. Quais situações mobilizam a curiosidade e atraem o interesse de bebês nas brincadeiras?  Qual o papel do adulto educador diante deste brincar? Os registros das interações professoras-bebês fornecem indícios dos processos vividos em situações envolvendo brincadeiras e aprendizagens.

 

Bibliographies de l'auteur

Andréa Costa Garcia, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Educação do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Mônica Appezzato Pinazza, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Educação. Professora Livre docente na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). 

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Publiée
2022-05-12