PRODUÇÃO TEXTUAL: O DESAFIO DA PRÁTICA DOCENTE

  • Denise Sodré Dorjó Unitins

Résumé

O trabalho é fruto da observação das práticas pedagógicas de professores de Língua Portuguesa, em aulas que apresentam aos alunos atividades de produção de texto meramente mecânicas.  Percebe-se que as aulas estão longe de serem exercícios que levem o aluno a escrever, a revisar o próprio texto, a refletir e explorar os elementos linguísticos e não linguísticos que acompanham um texto, atividade fundamental, visto que não há receitas para produzir bons textos.  O certo é que para oportunizar ao aluno a reflexão sobre as possibilidades de uso da língua em diferentes contextos sociais e sobre as possibilidades de escolhas linguísticas adequadas da escrita, conforme as intenções de produção, faz-se preciso ao professor o domínio da língua padrão; da estrutura gramatical da língua; ainda, é elementar   que conheça os recursos linguísticos e suas funções na construção do sentido nos textos. 

Biographie de l'auteur

Denise Sodré Dorjó, Unitins
Graduada em Letras - Português/Inglês pela Faculdade de Filosof. Ciências Letras de BH (1997). Especialista, na área da Educação, em Processo Ensino-aprendizagem. União das Faculdades Clarentianas de S.P (1999). Mestrado em Linguística Portuguesa. Universid Autónoma de Asunción (2009). Atualmente faz parte do corpo docente do Curso de Letras e da Equipe Pedagógica da Instituíção. Atua principalmente nas áreas de Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Educação do Campo, Estágio Supervisionado.

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Publiée
2015-12-18
Rubrique
Artigos