O ENSINO DE MÚSICA E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COM A PALAVRA AS PROFESSORAS

Résumé

É consenso entre diferentes estudiosos que as atividades de música contribuem no processo de aprendizagem de diferentes habilidades e competências de crianças na Educação Infantil. Sob esse cenário esta pesquisa tem como principal objetivo conhecer como os professores contemplam a música na rotina de atividades na educação infantil associando este conteúdo de forma lúdica em suas aulas e, mais especificamente, identificar se os professores receberam formação para planejar atividades inerentes à música; verificar se os professores reconhecem a importância dos conhecimentos de música na aprendizagem dos estudantes; e, por fim, descrever que conteúdos relativos à musicalização são abordados nas turmas de educação infantil. No estudo de tipo qualitativo, as respostas das professoras às questões abertas foram organizadas de modo a viabilizar a identificação de tônicas que deram origem a algumas categorias, tais como: a música no cotidiano da sala de aula; o ensino da música na formação das crianças; conteúdos específicos de música abordados pelas professoras; contribuição das atividades de música na promoção do desenvolvimento cognitivo, social, motor e afetivo; a música como um recurso didático na promoção da criatividade e da autonomia das crianças. Ao final, concluímos de que as professoras têm noção da importância da música no processo de socialização/ambientalização e que faltam ainda, mecanismos ou instrumentalizações, na formação inicial ou estímulo na formação continuada para que tais docentes tenham segurança em trabalhar com a temática.

Bibliographies de l'auteur

Natiele Lima Chaves, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil.

Arlete Salcides, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutora em Educação. Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mauricio Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutor em Educação. Universidade Federal do Pampa– UNIPAMPA, Campus Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil.

Kelber Ruhena Abrão, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas, Tocantins, Brasil.

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Publiée
2024-02-21