OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: O ENSINO REMOTO PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE QUIXADÁ-CE

Résumé

A Pandemia COVID -19 provocou severos desdobramentos em todos os complexos sociais. O sistema educacional, teve que se ajustar para atender ao necessário isolamento social e para tanto, o exercício da docência presencial foi substituída por um ensino à distância, através de plataformas digitais, o qual passamos a denominar de ‘ensino remoto’. A presente pesquisa analisa os impactos do ensino remoto no acesso, na frequência regular e na aprendizagem das crianças de uma escola pública do sertão cearense, com foco no município de Quixadá-CE, Brasil. Pautados no método quanti-qualitativo, sob a perspectiva do materialismo histórico dialético, buscamos desvelar como se expressam estes impactos da pandemia COVID-19, através da análise dos dados escolares  relativos a frequência, a evasão e o aprendizado de estudantes sob o formato do ‘ensino remoto’ no ensino fundamental, no ano letivo de 2020. Em linhas gerais, o espaço escolar restrito ao domicílio resultou em fragilidades na qualidade da educação, acirrando as desigualdades e a vulnerabilidade social.

Bibliographies de l'auteur

Layslândia de Souza Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestra em Educação em Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), professora efetiva da rede pública municipal de Quixadá-CE. 

Lailton de Souza Santos , Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Educação em Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE), graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Mara Luanne Santos Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda em Educação e Ensino no Programa de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da Secretaria da Educação Básica do Ceará. 

Références

Araújo, M. L. B., & Martins, M. M. (2020). Educação em tempos de pandemia: com a palavra os estudantes. Anais do Congresso Nacional de Educação – CONEDU – Educação como (re)existência: mudanças, conscientização e conhecimento. Maceió, AL, Brasil, 7.

Decreto legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. (2020). Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020. Brasília, DF. Recuperado de https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-legislativo-249090982.

Decreto nº 33.510, de 16 de março de 2020. (2020). Decreta situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo coronavírus. Fortaleza, CE. Recuperado de http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20200316/do20200316p01.pdf.

Decreto nº 33.532, de 30 de março de 2020. (2020). Dispõe sobre as medidas adotadas pelo estado do Ceará para contenção do avanço do novo coronavírus, e dá outras providências. Fortaleza, CE. Recuperado de http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20200330/do20200330p01.pdf.

Deslandes, S. F., Gomes, R., & Minayo, M. C. de S. (Org.). (2009). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (28a ed.). Petrópolis: Vozes.

Ferreira, L. C., Costa, C. de F. L., & Santos, J. T. S. dos. (2020). O enigma da pandemia do covid-19: solidariedade, formação humana e cidadania em tempos difíceis. Revista Augustus, 25(51), 150-164. Recuperado de
https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/562. doi: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p165.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): Áreas de atuação, Pesquisas, Estatísticas e indicadores. (2007). Recuperado em 25 de março, 2021, de https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidades IBGE. (2020). Recuperado em 25 de março, 2021, de https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/quixada/panorama.

Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. (2020). Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Brasília, DF. Recuperado em 25 de março, 2121, de https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-272981525.

Marx, K., & Engels, F. (2007). A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo.

Oliveira, H. do V. de, & Souza, F. S. de. (2020). Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(5), 15-24. Recuperado de https://revista.ufrr.br/boca/article/view/OliveiraSouza. doi: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3753654.

Parecer nº 0205/2020, de 22 de Julho de 2020. (2020). Orienta as instituições de ensino que ofertam Educação Básica, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior, que compõem o Sistema de Ensino do Estado do Ceará, a darem continuidade às atividades letivas por meio remoto até 31 de dezembro de 2020, mesmo após autorização para a retomada das atividades presenciais nesse período pelas autoridades competentes, e dá outras providências. Fortaleza, CE. Recuperado de https://www.cee.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/49/2020/03/Parecer-n%C2%BA-0205.2020-Sistema-de-Ensino-do-Estado-do-Cear%C3%A1-REVISADO-23.07.2020.pdf.

Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. (2016). O Plenário do Conselho Nacional de Saúde em sua Quinquagésima Nona Reunião Extraordinária, realizada nos dias 06 e 07 de abril de 2016, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, pela Lei n. 8.142, de 28 de dezembro de 1990, pelo Decreto n. 5.839, de 11 de julho de 2006. Brasília, DF. Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.htm.

Saviani, D. (2020). As implicações da pandemia para a educação, segundo Dermeval Saviani. Recuperado de https://vermelho.org.br/2020/07/30/as-implicacoes-da-pandemia-para-aeducacao-segundo-dermeval-saviani/.

Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). (2020). Diretrizes operacionais para organização do trabalho escolar durante o segundo semestre e das atividades letivas no ano de 2020. Fortaleza, CE. Recuperado de: https://www.ceara.gov.br/wpcontent/uploads/2020/08/diretrizes_continuidade_ensino_remoto.pdf.

Silva, E. H. B. da., Silva Neto, J. G, da., & Santos, M. C. dos. (2020). Pedagogia da pandemia: reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, 1(4), 29-44. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/31695.

Sousa Júnior, J. de. (2014). A crise da escola. Fortaleza: Imprensa Universitários.

Souza, E. P. de. (2020). Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, 17(30), 110-118. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127. doi: https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i30.7127 .
Publiée
2022-07-05