OS PROBLEMAS DA INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA DE NOVAS TECNOLOGIAS DESVELADOS PELA PANDEMIA
Résumé
Nos reconstruímos profissionalmente para utilizar equipamentos tecnológicos, para gravar aulas, realizar videochamadas ou postar atividades nos ambientes virtuais, nesses últimos quase dois anos em que vivenciamos o ensino remoto. Nossas dificuldades reforçaram o entendimento de que é preciso compreender os desafios e buscar caminhos para promover o uso das tecnologias digitais, no planejamento de atividades de ensino e como ferramenta de aprendizagem. Pouco antes desse cenário pandêmico, finalizamos uma pesquisa na qual realizamos a descrição, qualificação e compreensão dessa realidade, a partir da análise de alguns de seus elementos constituintes: a integração física e pedagógica de novas tecnologias no contexto escolar. Considerando o resultado de nossa reconstrução profissional um reflexo da integração pedagógica discorremos sobre ela a partir desses modelos pode nos ajudar na adequação dos cursos de formação de professores para atender às orientações da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica.
Références
BINDER, Fábio Vinícius. Abordagem de apoio para ambientes complexos que envolvem ensino, inovação e produção de software. 2016. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.2016
CARDOSO, Amanda Mayra, AZEVEDO, Juliana de Freitas; MARTINS, Ronei Ximenes. Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro. Colabor@-A Revista Digital da CVA-RICESU, v. 8, n. 30, 2014.
DAMASCENO, E. A.; BRAGA, R. M. S. A formação continuada de professores em TIC: das reformas educacionais da década de 90 à atualidade. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 6, n. 2, p. 660–684, 2020.
ESTEVÃO, Renildo Barbosa. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo): uma análise de implementação do ProInfo como política pública nas escolas municipais de Teresina – PI. (2015-2018). 2019. 154 f. (Doutorado em Políticas Públicas) Universidade Federal do Piauí, Programa de Doutorado em Políticas Públicas, Teresina, 2019
GONÇALO, Marina da Conceição Gonçalves. Utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino das ciências físicas e naturais: 3º ciclo. 2010. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia) - Universidade de Aveiro, Aveiro, 2010.
GUIMARÃES, Daniela Eduarda da Silva - Impacte da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia : um estudo no centro de formação de associação de escolas de Sousa Nascente. Coimbra : [s.n.], 2016.
LUCAMBA, Aurélio Júlio. O impacto educacional da rede social Facebook no grupo de alunos do mestrado em Engenharia de sistemas na universidade do Minho. 2018
MACHADO, Leticia Rocha. Modelo de competências digitais para M-Learning com foco nos idosos (MCDMSÊNIOR). 199f Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de
Educação da Universidade Federal do Rio Grande
do Sul 2019.
MELO, Simone Rodrigues; SABBATINI, Marcelo. Mediação pedagógica e letramentos digitais: o processo educomunicativo de mensagens interclasses. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 11 - número 2 – 2020
MOERSCH, Christopher. Levels of technology implementation (LoTi): A framework for measuring classroom technology use. Learning and Leading with technology, v. 23, p. 40-42, 1995.
MORAES, Raquel de Almeida. Educom, Eureka e Gênese: projetos pioneiros de informática nas escolas públicas brasileiras. EccoS, São Paulo, n. 34, p. 35-52, maio/ago. 2014.
MORAIS, M. A. Les 5 niveaux d’appropriation des technologies de l’information et de la communication chez les enseignantes et les enseignants. Shédiac district scolaire, n. 1, 2001.
PASINATO, Pasinato, Nara Maria Bernardes. Integração das TDIC na formação de professores em Cingapura: entre intenções, ações e concepções. 2017. 256 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
PONTES, Ana Paula Florêncio Ferreira; BARBOZA, Pedro Lucio. O professor de matemática frente às tecnologias e as dificuldades em integrá-las na sala de aula. Ensino em Foco, v. 3, n. 8, p. 33-47, 2020.
POSSATO, Alvaro Búbola. Identidade dos docentes dos cursos profissionalizantes das áreas de tecnologia da informação e comunicação. Taubaté: UNITAU, 2018.
RABY, Carole ; MEUNIER, H. Factors influencing ICT integration according to the teacher’s level of pedagogical integration. In: Society for information technology & teacher education international conference. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2011. p. 2667-2673.
RABY, Carole. Analyse du Cheminement qui a mené des enseignants du primaire à développer une utilisation exemplaire des technologies de l’information et de lacommunication (TIC) en classe. 2004. 459 f. Tese (Doutorado em educação) - Université du Québec, Montréal, 2004.
ROBALO, Ana Alexandre Pereira. Proposta de estratégia metodológica para a promoção da Cultura Digital de professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Secundário: O caso de estudo da Mediateca do Huambo, como agente na promoção da Cultura Digital. 2016. Tese (Doutorado) - Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2016.
RODRIGUES, Ana Luísa. Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores-estudos de caso em portugal. Contrapontos, v. 18, n. 4, p. 354-373, 2018.
SANDHOLTZ, J. H. et al. Ensinando com Tecnologia: criando salas de aulas centradas nos alunos. In: Ensinando com tecnologia: criando salas de aulas centradas nos alunos. Artes Médicas, 1997.
SANTANA, Jorge Lázaro de Melo. As tecnologias de informação e comunicação: novas práticas para antigos saberes da escola. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2011.
SILVA, Juarez Bento da; BILESSIMO, Simone Meister Sommer; MACHADO, Leticia Rocha. Integração de tecnologia na educação: proposta de modelo para capacitação docente inspirada no tpack. Educação em Revista, v. 37, 2021.
SOUZA, Rubens Caetano Barbosa de. O projeto Hackatruck como um caso prático para capacitação tecnológica itinerante no Brasil. Educação em Ciências: Química
da Vida e Saúde do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grandedo Sul 2019.
VIEIRA, Edite Resende; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo. Ensino de geometria com tecnologia digital: experiências em um processo formativo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática , p. 1-12, 2016.
WAGNER, Catarina Renice Galvão Formação para cidadania a partir do ensino de química e de tecnologias de informação e comunicação em um curso técnico de ensino médio. 2018. f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, 2018
WEINERT, Mariane Eliza; LIMA, Siumara Aparecida de; GRAVONSKI, Isabel Ribeiro; MOREIRA, Herivelto. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar das séries iniciais: panorama inicial. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 4, n. 3, 2011.
ZAMBON, Melisse Picchi, SOUZA, Deisy das Graças; ROSE Tânia Maria Santana Autoeficácia e experiência de professores no uso de tecnologias de informática. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 20, n. 2, p. 44, 2012.
DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2012.20.2.44
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).