REPRESENTAÇÕES SOBRE A ESCRITA DE GÊNEROS DO DISCURSO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Susana dos Santos Nogueira UFG
  • Lucielena Mendonça de Lima

Résumé

Este artigo discute as representações de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Goiânia sobre a escrita de gêneros do discurso nas aulas de Língua Portuguesa. As reflexões sobre o contexto estudado ocorreram a partir de um estudo de caso de base qualitativa. Na análise dos dados, consideram-se os conceitos de representação (SILVA, 2001a, 2001b, 2010, 2014) e as discussões sobre os gêneros (BAKHTIN; VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003; MARCUSCHI, 2005; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Os resultados apontam que, em geral, os estudantes consideraram importante aprender a língua portuguesa para conseguirem bons resultados em provas de processos seletivos, como o ENEM e vestibulares, e, consequentemente, ingressarem na universidade. Além disso, atribuíram bastante relevância ao aprendizado da estrutura composicional do gênero discursivo e reconheceram que é necessário utilizá-lo para interagir socialmente.  

 

Bibliographies de l'auteur

Susana dos Santos Nogueira, UFG

Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2016). Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal de Goiás (2008), tendo concluído sua graduação na Universidade de Lisboa pelo Programa de Bolsas Luso-Brasileiras-Banco Santander (2008-2009).

Lucielena Mendonça de Lima

Professora Titular da área de espanhol da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Pós-doutora pela Universidade de Brasília em Linguística Aplicada sobre o ensino de Português como Língua Estrangeira (2013). Doutora em Filologia Hispânica pela Universidad de Oviedo (Espanha, 1998), título revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Autora de vários artigos e capítulos de livros sobre o ensino de espanhol a brasileiros e a formação de professores brasileiros de língua espanhola em uma perspectiva intercultural. É docente do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás e professora das disciplinas da Licenciatura em Letras/Espanhol e de português para intercambistas estrangeiros da Universidade Federal de Goiás. 

Publiée
2018-12-17