SABERES E COMPETÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Résumé
Refletir sobre a formação docente nos cursos de licenciatura em Educação Física requer um entendimento do papel da disciplina Estágio Supervisionado neste processo formativo. No contexto atual, torna-se necessário compreender que a Educação Física transcende a prática corporal e tem se mostrado cada vez mais uma área importante na formação integral do sujeito e, por consequência, na sociedade. Cabe à disciplina Estágio Supervisionado o papel de contribuir com a formação de um docente capaz de interligar e contextualizar sua prática e os conteúdos da Educação Física à realidade social dos alunos. Diante das emergentes necessidades e desafios apresentados pela educação, é pertinente discutir e analisar quais as competências e características a serem desenvolvidas pelos estagiários para o futuro exercício da profissão docente, de forma significativa e adequada à realidade escolar.
Références
Cordeiro, Alexander Magno; Oliveira, Glória Maria de. Revisão sistemática: Uma revisão narrativa. Comunicação Científica, Rio de Janieor, v. 34, n. 6, p.428-431, nov./dez. 2007. https://doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/?lang=pt&format=pdf. Acessado em: 04 de set. 2021.
COSTA FILHO, Roraima Alves da; IAOCHITE, Roberto Tadeu. Experiências de ensino no estágio supervisionado e autoeficácia para ensinar educação física na escola. Revista da Educação Fisica/UEM, Maringá, v. 26, n. 2, p. 201-211, Abr./jun. 2015. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i2.24762 Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/wz6HcYFW7KTVdJBtgQdSZgB/?lang=pt.
Acessado em: 25 mai. 2021.
CYRINO, Mariana. Formação inicial de professores: o compromisso do professor-colaborador e da instituição escolar no processo de estagio supervisionado. 2012. 233 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Biotecnologia do Rio Claro, Universidade Estadual paulista, Rio Claro, 2012.
FLORES, Patric Paludett et al. Formação inicial de professores de Educação Física: um olhar para o estágio curricular supervisionado. Caderno de Educação física e esporte, Paraná v. 17, n. 1, p. 61-68, dez. 2019. https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p61. Disponivel em: http://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/20107. Acessado em: 05 jun. 2021.
GHIRALDELLI, P. Educação física progressista. 1.ed. São Paulo: Loyola, 1991. 233 p.
NETO, Jorge et al. O Estágio e sua normatização pela Lei 11.788/2008. JusLaboris, Distrito Federal, v. 37, n.142, p. 61-89, bri./jun. 2011. Disponível em: https://juslaboris.tst.jus.br/handle/20.500.12178/103763. Acessado em 30 mai. 2021.
LATORRE NAVARRO, Marisol. APORTES PARA EL ANALISIS DE LAS RACIONALIDADES PRESENTES EN LAS PRACTICAS PEDAGOGICAS. Estudos Pedagógico, Valdivia, n. 30, p. 75-91, 2004. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052004000100005. Disponible en http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052004000100005&lng=es&nrm=iso. Acessado em 08 jun. 2021.
LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. 1. ed. São Paulo, Cortez, 2018, 233 p.
MAFFEI, Willer Soaress. Prática como componente curricular e estágio supervisionado na formação de professores de educação física. Motrivivência, Bauru, v.26, n.43, p. 229-244, dez. 2014. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n43p229. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/135439. Acessado em: 30 mai. 2021.
MARTINY, Luiz. Eugênio; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. O que eu transformaria? Muita coisa!: os saberes e os não saberes docentes presentes no estágio supervisionado em Educação Física. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 22, n. 4, p. 569-581, dez. 2011. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v22i4.11277. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/FyQKtRLw6vJ5njGZG6Y4Bhd/?lang=pt. Acessado em: 01 jun. 2021.
MARTINY, Luiz. Eugênio; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. A transposição didática na educação física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado. Revista Educação Física, Maringá, v. 25, n. 1, p. 81-94, ja./mar. 2014. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v25i1.20885. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/rr8CT9qDtQsHz5wCtrVBgzd/?lang=pt. Acessado em: 03jun. 2021.
MENDES, Diego de Sousa; BETTI, Mauro. O estágio na licenciatura em educação física como" coisa viva": uma perspectiva a partir da semiótica e do pragmaticismo de Charles S. Pierce. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 1245-1256, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115354182008.pdf. Acessado em: 02 jun. 2021
PEREIRA, Steffany Guimarães Pitangui et al. E. Trajetória de estudantes na formação inicial em educação física: o estágio curricular supervisionado em foco. Journal of Physical Education, Maringá, v. 29, n. 1, p., abr. 2019. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2959 ..Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/zBHDwQm9sSj4YyYCZQfRmCz/?lang=pt&format=pdf. Acessado em: 27 mai. 2021.
SILVA JÚNIOR, Arestides Pereira da; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Estágio curricular supervisionado na formação de professores de educação física no Brasil: uma revisão sistemática. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n.1, p. 77-92, jan./mar. 2018. https://doi.org/10.22456/1982-8918.67071. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/67071/47795. Acessado em: 04 jun. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).