EDITORIAL

Résumé

A saúde é um direito humano fundamental reconhecido por todos países. Como tal, ela é legitimada em pé de igualdade com outros direitos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, como, por exemplo, a liberdade, a alimentação, a educação, a segurança, nacionalidade, entre outros. A saúde é amplamente reconhecida como o maior e o melhor recurso para os desenvolvimentos social, econômico e pessoal, assim como uma das mais importantes dimensões da qualidade de vida (ABRÃO, 2020).

Bibliographies de l'auteur

Kelber Abrão , Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde – FURG. Professor Adjunto II da Universidade Federal do Tocantins. 

Mariângela Afonso Rosa, Universidade Federal de Pelotas

Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1985), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Trabalhou de 2014 à 2017 como coordenadora de área no PIBID, atualmente é tutora do PET (Programa Educação Tutorial) da ESEF/UFPel, desde 2018. 

 

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pesquisador Emérito (Investigador Emérito) na Universidade de Sevilla - Espanha (2021). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (Orientador de Mestrado e Doutorado) na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Docente Visitante no Programa de Pós - Graduação em Educação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Realizou diversos estágios pós- doutorais pelo Brasil e Exterior. Pós - Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB), FIOCRUZ, e UECE. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. 

Références

ABRÃO. K.. Fundamentos em Ensino em Saúde. Volume 2. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2020. v. 1. 168p.
CARVALHO, A.I.; WESTPHAL, M.F.; LIMA, V.L.P. Histórico da promoção da saúde no Brasil. Promotion&Education, v. 14, n. 1, p. 07-12, 2007.
PAULA, G.K.et al. Estratégias lúdicas no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 13, e238979, 2019. ISSN 1981-8963. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.238979. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/238979.
Publiée
2021-08-27
Rubrique
Apresentação