NA COLÔNIA PENAL E RESIDENT EVIL REVELATIONS 2: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Résumé
A relação literatura e Vídeo game vem, nos últimos anos, despertando a atenção de pesquisadores e estudiosos que buscam explorar a relação interartes como forte tendência na era digital. Pensando nisso, o presente estudo visa trazer uma reflexão acerca da relação entre jogos eletrônicos e literatura, e seu objeto de estudo é o diálogo estabelecido entre a novela de Franz Kafka, intitulada “Na Colônia Penal”(1919) , e o jogo Resident Evil Revelations 2 (2015), numa perspectiva composicional, destacando as alegorias e as referências diretas ou indiretas da obra presentes no jogo. Tem-se como arcabouço teórico o dialogismo composicional, considerando estudos de Bakhtin (2020), Fiorin (2018) e Araújo (2018).
Références
ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo: Os pensadores, São Paulo, Abril, 1983, p. 270. Tradução de Modesto Carone.
ARAÚJO, Naiara Sales. Video Games e Literatura: de Nimrod à Neuromancer: Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 3, p. 164-180. 2017.
CAPCOM. Reflexões de Alex sobre Franz Kafka: Resident Evil Database. Disponibilidade em: <https://www.residentevildatabase.com/resident-evil-revelations-2-files-traduzidos-arquivos-secretos/#files-rev2-secretos-file-08>. Acesso em: 29 maio 2021.
CAPCOM. Relatório de Neil: Resident Evil Database. Disponibilidade em: <https://www.residentevildatabase.com/resident-evil-revelations-2-files-traduzidos-episodio-4/> Acesso em: 31 maio 2021.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2018.
GÜNTHER ANDERS. Kafka: pró & contra. Tradução de Modesto Carone. São Paulo: Cosac Naify, 2007, p. 15-21.
KAFKA, Franz. Essencial Kafka. Tradução de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
KAFKA, Franz. O veredicto / Na colônia penal. Tradução de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MELO, Ludmila Gratz. Gone Home: o Gótico Literário na trama do vedeogame. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).