A RELAÇÃO INTERPESSOAL E A COOPERAÇÃO ENTRE OS ANÕES E O HOBBIT EM TOLKIEN (1937)

Palavras-chave: Alteridade. Literatura Fantástica. Respeito às diferenças.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo analisar a cooperação entre as personagens clássicas da obra “O Hobbit”, de Tolkien (1937). Apresenta-se a descrição de Bilbo, desde o momento em que sai de casa e vai ao encontro dos novos companheiros anões, até o final da jornada. Observa-se que, no decorrer da aventura, por meio dos desafios enfrentados, a relação entre eles passou de desconfiança e descrença para afeição e respeito, na medida em que enfrentavam os obstáculos e cooperavam uns com os outros. Isso fortalece os laços entre os distintos, mas complementares, universos, com base no constructo pessoal abordado por George Kelly (1955), Olsen (2012) e conforme Friedman e Schustack (2004).

Biografia do Autor

Suzana Schuquel de Moura, Universidade Feevale

Graduada em Letras Português/Inglês (Universidade Feevale), 2020/1. Autora de "O Mundo Interior de Bilbo Baggins (Nea edições acadêmicas 13/07/2021). Aluna de aperfeiçoamento científico em Letras Português/Inglês (Universidade Feevale), 2021/1, em andamento. Pós graduação em Mentoria Docente (Universidade Feevale/Instituto Tampere (Finlândia), (Discente e tradutora) 2021/2.

Rosemari Lorenz Martins, Centro Universitário Feevale

Graduada em Letras- Português/Alemão (1993), Especialista em Linguística do Texto (1996) e Mestre em Ciências da Comunicação (1999) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professora permanente do Mestrado Profissional em Letras e do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar e variação linguística e ensino.

Edilaine Vieira Lopes

Professora e Pesquisadora. Licenciada em Letras, Especialista em Educação à Distância, Mestre em Educação, Doutora em Letras e Pós-Doutora em Indústria Criativa.

Referências

FRIEDMAN, Howard S.; SCHUSTACK, Miriam W. Teorias da Personalidade: da teoria clássica à pesquisa moderna. 2 ed. Pearson/Prentice Hall, 2004.
KNEPP, Dennis. Bilbo Bolseiro: O Hobbit cosmopolita. BASSHAM, Gregory; BRONSON, Eric (Org.). O Hobbit e a Filosofia. Rio de Janeiro: BestSeller, 2012, p. 53-66.
KRAUS, Joe. Lá e de volta outra vez: Um canto de inocência e experiência. In: BASSHAM, Gregory; BRONSON, Eric (Org.). O Hobbit e a Filosofia. Rio de Janeiro: BestSeller, 2012, p. 247-260.
OLSEN, Corey. Explorando o universo do Hobbit: todos os significados da história de Bilbo, Elfos e a terra média. São Paulo. Lafonte, 2012.
TOLKIEN, John Ronald Reuel. O Hobbit. 5 ed. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes, 2012.
Publicado
2022-07-20