O TRABALHO DO NEUROPSICOPEDAGOGO: ATUAÇÃO, ÉTICA E IMPORTÂNCIA DEMONSTRADAS ATRAVÉS DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Résumé

Este trabalho originou-se com o objetivo de analisar a importância do trabalho do neuropsicopedagogo, enfatizando de como realiza sua função de maneira a contribuir positivamente no desenvolvimento da aprendizagem da criança e do adolescente, com dificuldades de aprendizado ou que possuem alguma deficiência, com a finalidade de auxiliar pais, familiars e escola durante todo processo. Para melhor compreender o tema, fez-se primeiramente o estudo teórico sobre o perfil do neuropsicopedagogo, buscando entender as características relevantes sobre o mesmo e, desta forma compreender como se dá seu trabalho em seu cotidiano, ou seja, quais ações desenvolvem para potencializa-lo, contribuindo na qualidade ao ser colocado em prática. Posteriormente foi descrito um relato de experiência deste autor. O presente trabalho é de natureza básica, porém exploratória onde fez-se o uso de referências bibliográfica de autores renomados a fim de trazer à tona, ao leitor, diversos conceitos sobre o tema proposto. E por fim, por meio de um relato de experiência demonstrou-se a inserção de neuropsicopedagogo em sua atuação professional.

Bibliographies de l'auteur

Simone Ferreira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).  Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade (GPED/UNESPAR). Professora efetiva pela Prefeitura Municipal de Marilândia do Sul e pela Prefeitura Municipal de Apucarana no Paraná. 

Fabio José Antonio da silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação Fisica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Docente de cursos de Graduação e Pós-graduação, nível lato sensu, nas áreas da Educação e Saúde. Atualmente Servidor Publico do município de Apucarana/PR, na área da Saúde Pública, atuando como Profissional de Educação Física no SUS. 

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Publiée
2022-03-09