TECNOLOGIAS NA EAD: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Résumé
O presente estudo aborda a temática das tecnologias na EaD como uma possibilidade para a formação docente na Educação Básica. O objetivo proposto é discutir a formação continuada do professor do ensino básico com o uso das tecnologias digitais por meio da Educação a Distância. O processo metodológico constitui-se de natureza bibliográfica e documental, disponíveis em plataformas digitais, nos quais enfatizam estudos que discorrem da importância das tecnológicas como uma ferramenta na formação docente via modalidade a distância. Pesquisas mostram que a sociedade se moderniza cada vez mais, mostram, ainda, uma crescente evolução das tecnologias digitais no contexto educacional. As tecnologias de uso constante em vários tipos de tempo, espaço e com a praticidade, quando conectadas com rede de internet, favorecem caminhos aos sujeitos que buscam uma formação profissional, dentre esses profissionais, estão os docentes que, para complementar sua formação, aderem muitas vezes ao EaD. Essa temática é parte de uma pesquisa desenvolvida no PPGE/UFT.
Références
BRASIL. INEP. Dia Nacional da Educação a Distância marca a expansão de ofertas de cursos e aumento do número de alunos matriculados. 2019. Disponibilidade em:
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 20 de dezembro de 2005. Regulamenta O Art. 80 da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília , DF, Disponibilidade em:
CAPRYTH ,C.; PEREIRA, A. A. de S. A utilização das TICs como material pedagógico no ensino fundamental 1, do colégio privado Losango de Ubá-MG: suportes e contribuições do código QR no auxílio à prática educacional. Revista: EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, 2020, V.8, n° 10. Disponibilidade em:
CARDOSO, A. G.. A oferta de Educação a Distância no ensino superior em um município da região oeste de Santa Catarina: desvelando oportunidades. Revista: EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, 2020, V, 8. n° 10. Disponibilidade em:
CHAVES, D. de A.; DUARTE, S. L. O. Reflexão sobre o contexto da educação a distância e a importância da ação do designer instrucional no ambiente virtual de aprendizagem. In: FERREIRA, G. R. (Org.). Educação e Tecnologias: Experiências, Desafios e Perspectivas, v 2. Ponta Grossa: Antenas Editora, 2019, p. 177-189. Disponibilidade em:
FRANCISCO, Edimilson. A atitude reflexiva no processo formativo de professores em exercício e em formação. In: ALMEIDA, P. V.; VIEIRA, M. S.de P.; AMORIM, M. F. de. (Orgs). Tecnologias Digitais e Formação Docente. Campinas: Pontes Editora, 2020, p. 19 -33.
FILHO, Paulo de Sá; GOMES, R. M. M. Tecnologias digitais e usabilidades no ensino a distância. R. UFG, Goiânia, v. 19, 1-13, e-61452, 2019. Disponibilidade em:
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, Papirus, 2013.
LIMA, W. dos S. R.; GOMES, M. A. V. Formação de professores por meio da Educação a Distância. Dourados. Revista: EaD & Tecnologias Digitais na Educação. Dourados, V.5,nº.7, 2017. Disponibilidade em:
PASQUALI, D.; RODRIGUES, A. T.; LAZZAROTTI FILHO, A. Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física:saberes docentes e práticas corporais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2019; v,41, nº 3, Porto Alegre. p:256-262. Disponibilidade em:
PASSOS, M. L. S. Avaliação Formativa na Educação a Distância: Concepções da Equipe Multidisciplinar de um Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação. Revista EaD em Foco, v. 10, n.1. fev. 2020. Disponibilidade em:
ROCHA, J.D.T.; NOGUEIRA, C.R.M. Formação Docente: uso das tecnologias como ferramentas de interatividade no processo de ensino. Revista Observatório. Palmas, v. 5, n. 6, p. 578-596, out.-dez. 2019. Disponibilidade em:
ROSINELI, T.; GRACIAS, T. A. de S. Formação continuada do professor: práticas em contextos. In: ROSALEN, Marilena. (Org.) Movimentos docentes: experiências, vivências e histórias. Diadema: V&V Editora, 2020, p. 212-229.
RIBEIRO, A.E. Tecnologia Digital. In: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE). Faculdade de Educação da UFMG. Disponibilidade em:
RODRIGUES, M. A. As tecnologias digitais na formação dos professores: construção de conhecimentos e cultura digital como elementos de qualificação pedagógica. TCC. (Especialização. Centro interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Curso de Especialização em Mídias na Educação. UFRG). Porto Alegre. 2012. Disponibilidade em:
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientifico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 303 p.
SILVA, P. C. D.; SHITSUKA, R.; PASCHOAL, P. A. G. Afetividade nas interações em AVA: um estudo sobre a interação na educação a distância. São Paulo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD/ABED), v.14, out, 2015. Disponibilidade em:
REIFF, F. de A.; RIBEIRO, P.N. de S. Multiletramentos na formação de professores em pré-serviço: um estudo de caso. In: ALMEIDA, P. V.; VIEIRA, M. S.de P.; AMORIM, M. F. de. (Orgs). Tecnologias Digitais e Formação Docente. Campinas: Pontes Editora, 2020, p. 103- 130.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).