PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: UM CAMINHO PARA LIBERDADE E PROTAGONISMO JUVENIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Résumé
Através da perspectiva da educomunicação, aqui entendida como um conjunto de atividades voltadas ao uso dos meios de comunicação alinhados à prática da cidadania (SORAES, 2004), este artigo desenvolve uma reflexão sobre as contribuições do cinema e do vídeo enquanto linguagens e tecnologias auxiliares no processo pedagógico do ensino regular. Adotou-se como território de pesquisa o cotidiano de duas turmas do ensino médio de uma escola pública em Barra do Garças, no estado de Mato Grosso. O processo de investigação contemplou um conjunto de oficinas de produção audiovisual ministradas aos alunos participantes, tendo como resultado a produção de curtas-metragens do gênero documentário e ficcional. Esta experiência constatou que é possível aliar ao ensino tradicional dinâmicas educacionais mais participativas que, além do saber formal, possibilitem também experiências sociocognitivas levando os estudantes a refletirem sobre questões que envolvam sua sociabilidade e estimulando o protagonismo de suas ações.
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