JORGE AMADO E A LITERATURA PÓS-ESTRUTURALISTA: A RELEVÂNCIA SOCIOCULTURAL E O RECONHECIMENTO DE UM TÍTULO HONORÍFICO RELIGIOSO DENOMINADO OBÁ DE XANGÔ

Résumé

O trabalho resulta de pesquisas realizadas no último biênio no PPGLETRAS/UFT. Aborda a leitura como um ato de interpolação e indução que propõe a formação/recuperação intelectual do ser humano. Fato que torna a literatura um “grito” de liberdade e de denúncia social das injustiças sofridas por aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade. Nesse sentido, essa escritura é aquela que combate por meio das palavras tais injustiças, tornando-se um direito básico e essencial ao homem, isto é, um direito humano inalienável. É por isso, que o objetivo deste artigo é pensar sobre a literatura numa visão pós-estruturalista por meio das temáticas abordadas (oralidade, espaços, religiosidades, etc.) em algumas produções literárias – que estão além da visão sacra e canônica do que é literatura para Jorge Amado: um dos maiores escritores baianos e brasileiros de todos os tempos e bastante comprometido com o seu povo e sua cultura.

Bibliographies de l'auteur

Marcelo Barbosa dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Palmas (SEMED/PALMAS)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/Campus de Porto Nacional). Atua na Linha de Pesquisa: literatura, crítica e comparatismo com foco interseccional de Literatura e Religiosidades. Especialização em Letras: Português e Literatura pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Graduação em Letras: Português/Literaturas de Língua Portuguesa, pela Faculdade TECSOMA. Graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP) e em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). É professor efetivo da rede pública do município de Palmas (Semed/Palmas). 

Rubra Pereira Araujo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora e Mestra em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela UFT. Professora doutora da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica do curso de graduação em Letras. Atua na Pós-Graduação com pesquisas voltadas para o ensino em uma perspectiva de currículo pós estruturalista e suas interfaces com a educação e sociedade.

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Publiée
2022-01-28