Gênero, Educação e Humanização

  • Maria Cecília de Souza Minayo FIOCRUZ
  • Renan Antônio da Silva

Résumé

A elaboração deste trabalho não teria sido possível sem a colaboração, estímulo e empenho de diversas pessoas. Gostaríamos, por este fato, de expressar toda a nossa gratidão e apreço a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para que esta tarefa se tornasse uma
realidade. A todos queremos manifestar os nossos sinceros agradecimentos.

Bibliographies de l'auteur

Maria Cecília de Souza Minayo, FIOCRUZ

Possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Ciências Sociais - City University of New York (1979), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1989). Desde 1997 é editora científica da revista Ciência & Saúde coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando como professora, pesquisadora e orietnadora principalmente nos seguintes temas: métodologia de pesquisa social, metodologia da pesquisa social em saúde pública, violência e saúde, causas externas, violência, violência autoinfligida, saúde coletiva e saúde e sociedade. Já oirentou 69 teses e dissertações, publicou 207 artigos científicos publicados, 199 capítulos de livros e 40 livros sendo 7 individualmente e 34 como organizadora e em colaboração. É Editora chefe da Revista Ciência & Saúde Coletiva. É membro do conselho editorial de 14 revistas científicas, sendo 4 estrangeiras e desde 2013 é Editora Regional da Revista Environmental Health Perspectives. Tem vários prêmios por seus méritos na área de saúde dentre eles o de "Medalha de Mérito da Saúde "Oswaldo Cruz" conferido pelo Ministério da Saúde em 2009 e o Prêmio de Direitos Humanos em 2014 conferido pela Presidência da República. É bolsista 1A de produtividade do CNPQ e pesquisadora emérita da FAPERJ.

Renan Antônio da Silva

É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - Araraquara. Realizou estágio doutoral com bolsa CAPES/PDSE junto ao Centro em Investigação Social (CIS/ISCTE-IUL), em Lisboa/Portugal, na linha temática Gênero, Sexualidades e interseccionalidade (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. É mestre em Desenvolvimento Regional, na linha temática Políticas Públicas (2014). É Cientista Social (2012), com ênfase em pesquisas antropológicas. Atuou como Chefe de Gabinete da Reitoria do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa, da Comissão Institucional de Internacionalização e Comissão Institucional de Pesquisa (UNISAL). Autor do livro "Brasil e suas histórias: ética, política e cidadania", publicação da editora do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Organizador do livro "Gênero, Educação e Sexualidade: pesquisas e vivências" (2º/2017), pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Muzambinho. Organizador de 3 dossiês temáticos (Gênero e Educação) ao lado da Profa. Dra. Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ). Publicou 16 artigos científicos (Qualis A1, A2, B1 e B2). Colunista voluntário do site da UNESP/Reitoria. Avaliador de livros do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Foi bolsista/pesquisador (2014/2015) da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP). Foi professor substituto/bolsista na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - Rio Claro, no curso de Licenciatura em Geografia. Pesquisador no Grupo de Pesquisa SexualidadeVida/USP-CNPq. Pesquisador do Grupo de Estudos "Tecnologias e Processos de Subjetivação". Foi pesquisador Associado do Laboratório de Estudos em Políticas Públicas (LEPP) , vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais - IPPRI - UNESP - São Paulo (2014/2016). Parecerista Ad Hoc de 20 periódicos nacionais e da Revista Educación. - Universidad de Costa Rica. Membro editorial do Journal of Contemporary Educational Research. Foi avaliador do Erasmus Mundus Students and Alumni Association (EMA) nas áreas de Antropologia e Sociologia. Foi Editor - Chefe da Revista Hominum. Homenageado pela Câmara Municipal de Uberaba, Minas Gerais, com o Título de Cidadão Honorário Uberabense (2009). Homenageado pela Câmara Municipal de Orlândia, São Paulo, com uma Moção de Aplausos (2014). Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia, Administração, Psicologia, Serviço Social, Avaliação Institucional e Políticas Públicas, atuando principalmente nas seguintes temáticas: educação, saúde, formação docente, administração escolar e inclusão.

Publiée
2017-12-14