EMPREENDA AGROCAST: PODCASTS PARA IMPULSIONAR AS HABILIDADES EMPREENDEDORAS NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Résumé
Com a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2, o governo brasileiro limitou as atividades acadêmicas presenciais, resultando na necessidade de adaptação dos modelos de ensino do presencial para o virtual das 69 universidades federais. Esta pesquisa tem por objetivo mostrar e analisar uma experiência de fomento de comportamento empreendedor nos alunos do Centro de Ciências Agrárias da UFS por meio da ferramenta de divulgação de áudios Podcasts (AGROCAST), bem como a utilização do mesmo como solução educacional eficaz durante períodos de pandemia. Para isto foi desenvolvido um canal (Empreenda AGROCAST) junto às principais plataformas de Streaming para divulgação de entrevistas estilo talkshow desenvolvidos antes e durante a pandemia. Foram alcançados 1.389 ouvintes todo o Brasil. Os resultados deste estudo pretendem contribuir com pesquisadores e educadores a utilizar de maneira efetiva este tipo de mídia digital buscando melhores experiências de aprendizagem durante períodos em que se faz necessário o isolamento social.
Références
ANDROID. Conheça o Android Studio | Desenvolvedores Android. 2019. Disponível em: https://developer.android.com/studio/intro?hl=pt-br. Acesso em: 6 abr. 2020.
ANTUNES, Luzia; STEGE, Alysson Luiz. Análise espacial da convergência da produtividade agrícola Brasileira (1990-2018). v. 1, n. anpec, p. 01–20, 2019.
BARRA, Daniela Couto Carvalho et al. Métodos para desenvolvimento de aplicativos móveis em saúde: revisão integrativa da literatura. Texto eamp; Contexto - Enfermagem, v. 26, n. 4, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-07072017002260017. Acesso em: 8 jun. 2020.
BARROS, Gílian C.; MENTA, Eziquiel. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, v. 9, n. 1, 2007. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/217. Acesso em: 19 ago. 2020.
BAZAN, C. et al. A systematic literature review of the influence of the university’s environment and support system on the precursors of social entrepreneurial intention of students. Journal of Innovation and Entrepreneurship, v. 9, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s13731-020-0116-9
BYRNE, Zinta S.; WESTON, James W.; CAVE, Kelly. Development of a Scale for Measuring Students’ Attitudes Towards Learning Professional (i.e., Soft) Skills. Research in Science Education, v. 50, n. 4, p. 1417–1433, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11165-018-9738-3
CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Educação a Distância na crise COVID - 19: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e180963699–e180963699, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3699
FAZIO, C.; GUZMAN, J.; STERN, S. The Impact of State-Level Research and Development Tax Credits on the Quantity and Quality of Entrepreneurship. Economic Development Quarterly, v. 34, n. 2, p. 188–208, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0891242420920926
FREEMAN, Christopher. Technology, policy, and economic performance: lessons from Japan. [S. l.]: Pinter Pub Ltd, 1987.
IDC, International Data Corporation. IDC - Smartphone Market Share. 2020. Disponível em: https://www.idc.com/promo/smartphone-market-share. Acesso em: 8 abr. 2020.
KILLEAN, Rachel; SUMMERVILLE, Richard. Creative podcasting as a tool for legal knowledge and skills development. The Law Teacher, v. 54, n. 1, p. 31–42, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03069400.2019.1568675
KITCHENHAM, Barbara. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, v. 33, n. 2004, p. 1–26, 2004.
KÖNIG, Lars. Podcasts in higher education: teacher enthusiasm increases students’ excitement, interest, enjoyment, and learning motivation. Educational Studies, p. 1–4, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03055698.2019.1706040
LAPES, Laboratório de Pesquisa em Engenharia de Software. StArt — LaPES - Laboratório de Pesquisa em Engenharia de Software. 2005. Disponível em: http://lapes.dc.ufscar.br/tools/start_tool. Acesso em: 18 mar. 2020.
LEITE, Eduardo Dias; DIAS, Cleidson Nogueira. Aprendizagem empreendedora para o desenvolvimento de regiões brasileiras: o fomento de competências na formação acadêmica do Instituto Federal de Brasília. Negócios em Projeção, v. 6, n. 1, p. 204–220, 2015.
MARQUES, Ana Paula Ambrósio Zanelato. A experiência da aplicação da metodologia ativa Team Based Learning aliada à tecnologia no processo de ensino e de aprendizagem. 253 f. 2019. Dissertação - Universidade do Oeste Paulista UNOESTE, Pres. Prudente-SP, 2019. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1150. Acesso em: 25 fev. 2020.
MARTINS, Silvana Neumann; DIESEL, Aline; SILVA, Jacqueline Silva da. Educação Empreendedora nos Ensinos Médio e Fundamental: Diversas Percepções. Revista Thema, v. 13, n. 1, p. 36–46, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.36-46.309
MCCARTHY, Erin A. Reading Women Reading Donne in Manuscript and Printed Miscellanies: A Quantitative Approach. The Review of English Studies, v. 69, n. 291, p. 661–685, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1093/res/hgy018
MDIC, Ministério da Industria comércio exterior e serviços. Comex Stat: Importação de Equipamentos de telecomunicações, incluindo peças e acessórios para o Brasil. 2020. Banco de dados. Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/geral. Acesso em: 16 nov. 2020.
MEC, Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. 2020. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova#avancada. Acesso em: 2 dez. 2020.
MEIRELLES, Fernando S. Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas, 2019. Escola de Administração de Empresas- São Paulo: Fundação Getulio Vargas, 2019. Pesquisa anual. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/article/view/34560. Acesso em: 8 abr. 2020.
MELO, Natália Maximo. SEBRAE e empreendedorismo: origem e desenvolvimento. 2008.
MORAIS, Paulo Roberto Benegas de; PENEDO, Antonio Sergio Torres; PEREIRA, Vinícius Silva. Empreendedorismo e sustentabilidade: um novo “velho” paradigma do desenvolvimento. Diálogo, v. 0, n. 38, p. 59–73, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i38.4254
MORETTI, Giovanni; MORINI, Arianna. L’utilizzo del podcasting nella didattica universitaria. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies (ECPS Journal), v. 0, n. 21, p. 233–253, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.7358/ecps-2020-021-more
NDOFIREPI, Takawira Munyaradzi. Relationship between entrepreneurship education and entrepreneurial goal intentions: psychological traits as mediators. Journal of Innovation and Entrepreneurship, v. 9, n. 1, p. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s13731-020-0115-x
OLIVEIRA, Dilson Campos; GUIMARÃES, Liliane. Perfil empreendedor e ações de apoio ao empreendedorismo: o NAE/SEBRAE em questão. Revista Economia e Gestão, v. 6, n. 13, 2006.
PAIVA, Magali Marques de; ALMEIDA, Robson Lopes de. O crescimento das Startups no Brasil. Revista Digital de Administração, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: http://revista.faciplac.edu.br/index.php/REAF/article/view/549. Acesso em: 17 out. 2018.
PARDO-GARCIA, C.; BARAC, M. Promoting employability in higher education: A case study on boosting entrepreneurship skills. Sustainability (Switzerland), v. 12, n. 10, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/SU12104004
PIETROVSKI, Eliane Fernandes et al. Análise do potencial empreendedor em alunos do ensino superior: aplicação da teoria à prática. Innovar: Revista de ciencias administrativas y sociales, v. 29, n. 71, p. 25–42, 2019.
RATLIFF, J. et al. Innovations in on-demand audio education: Beyond trending. Neurology, v. 94, n. 14, p. 621–624, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1212/WNL.0000000000009221
ROCHA, Estevão Lima de Carvalho; FREITAS, Ana Augusta Ferreira. Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 4, p. 465–486, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141512
RODRIGUEZ, S.; LIEBER, H. Relationship Between Entrepreneurship Education, Entrepreneurial Mindset, and Career Readiness in Secondary Students. Journal of Experiential Education, v. 43, n. 3, p. 277–298, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1053825920919462
SANTOS, Luiz Diego Vidal. Programa Empreenda AGRO Sustentável como mecanismo indutor de inovação. 121 f. 2020. Dissertação (Ciências da Propriedade Intelectual) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão-SE, 2020.
SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do desenvolvimento econômico: um estudo sobre lucro empresarial, capital, credito, juro e ciclo da conjuntura. [S. l.]: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
SMYTH, Neil. Kotlin/Android Studio 3.0 Development Essentials-Android 8 Edition. on-line: eBookFrenzy, 2017.
WIGGINTON, N. S. et al. Moving academic research forward during COVID-19. Science, v. 368, n. 6496, p. 1190–1192, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1126/science.abc5599
XIA, Bing; GUO, Ju’e; FUNG, Richard Y.K. Quality investment timing by the startup and the established firm. Managerial and Decision Economics, v. 39, n. 3, p. 275–284, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1002/mde.2902
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).