A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DO AMAZONAS EM TEMPOS DE COVID-19: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
Résumé
Este artigo possui como temática a formação docente em Educação Física no Amazonas em tempos de COVID-19, tendo como objetivo descrever e analisar o Plano de Retorno às Atividades Presencias e as Diretrizes Curriculares Pedagógicas frente aos desafios do contexto atual. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa com ênfase na análise documental, analisando o ciclo de políticas públicas presentes nos documentos. Como resultados, identificou-se um planejamento estratégico bem estruturado, porém com destinação de recursos públicos para o setor privado, com o enfoque da formação docente voltado ao apenas ao cumprimento dos protocolos sanitários, afetando a carga de trabalho e a qualidade de ensino. Conclui-se que o órgão possui as ferramentas para garantir um enfoque qualitativo no contexto formativo e procedimental dos profissionais da educação e que a proposição da abordagem de Educação Física para Saúde Renovada vem como solução provisória para a formação docente em Educação Física para o contexto.
Références
AMAZONAS. Secretária de Estado de Educação e Desporto. Diretrizes Curriculares e Pedagógicas: Frente aos desafios do contexto atual. Manaus: AM. 2020b. Disponibilidade em:
AMAZONAS. Decreto nº 42.061, de 16 de março de 2020. 2020c. Dispõe sobre emergência na saúde pública do Estado do Amazonas, em razão da disseminação do novo. Disponibilidade em
AMAZONAS. Secretária de Estado de Educação do Amazonas. Referencial Curricular Amazonense. 666p. Manaus: 2020d. Disponibilidade em:
BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in Policy Sociology. London: Routledge, 1992.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretária de Estado de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Educação do campo: diferenças mudando paradigmas. Cadernos SECAD 2, Brasília, DF: INEP/MEC, 2007. Disponibilidade em
BRASIL. Lei n. 14.040, de 18 de agosto de 2020. 2020b. Disponibilidade em:
BRASIL. LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394. 1996. Disponibilidade em:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília: SEB, 2017. Disponibilidade em:
BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus: o que você precisa saber e como prevenir o contágio. 2020a [cited 2020 Feb 18]. Disponibilidade em:
BRASIL. Secretarias Estaduais de Saúde. 2020. Disponibilidade em
CARTA de Ottawa. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE, 1, 1986, Ottawa. Washington: OMS, 1986. Disponibilidade em:
DEMENECH, Lauro Miranda et al. Desigualdade econômica e risco de infecção e morte por COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia [online]. v. 23 [Acessado 18 Novembro 2020], e200095. Disponibilidade em:
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. 351 p. Brasília: UNESCO, 2019. Disponibilidade em
GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Controle do peso corporal: composição corporal atividade física e nutrição. Londrina: Midiograf, 1996.
IBGE. Áreas Territoriais de Estados e Municípios Brasileiros. 2019a. Disponibilidade em:
IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: PNAD: microdados. Rio de Janeiro: IBGE, 2019b. [Acessado 19 Novembro 2020] Disponibilidade em
IBGE. Sinopse do Censo Demográfico 2010: Amazonas. 2010. Disponibilidade em:
GENTIL, Heloisa Salles; COSTA Marilda de Oliveira. Continuidades e descontinuidades nas políticas de formação de professores e suas implicações na prática pedagógica docente. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 267-287, maio/ago. 2011. Disponibilidade em:
LUDKË, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. – 2. Ed. – [reimpressão] – Rio de Janeiro: E.P.U., 2020.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas , v. 27, n. 94, p. 47-69, Apr. 2006 . Disponibilidade em:
MARQUES, Ronualdo & FRAGUAS, Talita. (2020). A ressignificação da educação: virtualização de emergência no contexto de pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development. 6. 86159-86174. 10.34117/bjdv6n11-148. Disponibilidade em:
MOREIRA, Wagner Wey. Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas: Papirus, 2006, p. 137-150.
NAHAS, M. V. Educação Física no Ensino Médio: educação para um estilo de vida ativo no terceiro milênio. Anais do IV Seminário de Educação Física Escolar / Escola de Educação Física e Esportes, p.17-20, 1997.
OLIVEIRA, Victor José Machado de; STREIT, Inês Amanda; AUTRAN, Roseanne Gomes. TRÊS MOVIMENTOS REFLEXIVOS SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E ESCOLA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.10 – 2020. Disponibilidade em:
OMS – Organização Mundial da Saúde. Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 - WHO. World Health Organization. 11 March 2020. Disponibilidade em
OPAS – Organização Pan-americana da saúde. OMS lança novas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário. Genebra, 26 de novembro de 2020. Disponibilidade em
PERONI, V.M.V; LIMA, P.V. Políticas conservadoras e gerencialismo. Revista Práxis Educativa, v.15 (2020). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015344, p. 1-20, 2020 Disponibilidade em:
RODRIGUES, Fernando de Siqueira. Aprendizagem baseada em projetos: a educação diferenciada para o Século XXI. Porto Alegre: Penso. 2015.
SANTOS, Paulo Silva Machado Bispo dos. As dimensões do planejamento educacional: o que os educadores precisam saber. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009. Disponibilidade em:
SCHON, D. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2015). Diretrizes em educação física de qualidade (EFQ) para gestores de políticas. Brasília: UNESCO. Disponibilidade em: http://unescoittralee.com/wp-content/uploads/2017/11/QPE-for-policy-makers-Portuguese.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).