A CRIAÇÃO DE ARTEFATOS DIGITAIS NO ÂMBITO DO DESENHO DIDÁTICO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Résumé
Considerando o contexto da pandemia de Covid-19 em 2020, em que as aulas presenciais foram suspensas repentinamente e os professores de todos os níveis de ensino tiveram que se adaptar ao uso das tecnologias digitais para ministrar suas aulas, este artigo reflete sobre as estratégias didáticas que os professores criaram para se adequarem a este novo contexto. A primeira parte do texto apresenta o conceito de desenho didático interativo e educação online que são importantes elementos que ajudam o professor a reelaborar seu planejamento de aulas online. Na segunda seção, apresentamos um breve histórico de criação e inserção de artefatos tecnológicos no ambiente escolar para atender as necessidades dos professores. O texto finaliza com os resultados de uma revisão sistemática de literatura em que são apresentados trabalhos científicos que tratam dos artefatos tecnológicos criados, no contexto da pandemia, pelos professores de diferentes instituições, para promover processos educativos mediados pelas tecnologias.
Références
ALVES, E. J. Formação de professores, Literacia Digital e Inclusão Sociodigital: Estudo de caso em curso a distância da Universidade Federal do Tocantins. 2017.384 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação), Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2017.
ALVES, E.J. Por que não consigo ensinar com tecnologias nas minhas aulas? Porto Alegre: Editora FI, 2020.
ALVES, E.J. FARIA, D.C. Educação em tempos de pandemia: lições aprendidas e compartilhadas. Revista Observatório, Vol. 6, n. 2, Abril-Junho. 2020. Disponível em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9475 Acesso em 26 nov. 2020.
ALVES, E. J. SILVA, B. Aplicação de modelo de formação contínua de professores voltada para literacia digital em escola pública no interior do Brasil. Atas do IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares/ IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, Lisboa, Portugal, 2018.
AMARAL, E. POLYDORO, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp – Brasil. Linha Mestra, N. 41A, p..52-62. Disponível em http://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/392/418 Acesso em 23 nov.2020.
ARAUJO, M.M.S. O desenho didático interativo na educação online e a prática pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem: um estudo de caso.2007, 168 f. Dissertação de mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA. 2007. Disponível em http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11861 Acesso em 20 nov. 2020.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede – Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1. 2020. Disponível em:
BARREIRO, Cristhianny Bento; RIBEIRO, Luis Otoni Meireles. Tecnologia, aprendizado e educação: angústias e incertezas em tempos de covid-19. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin; WUNSCH, Luana Priscila; MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli (Orgs.). Educação e Tecnologias: Desafios dos Cenários de Aprendizagem. Curitiba -PR: Bagai, 2020.
BERNARDES, C.C.S. Desenho didático de materiais digitais para educação a distância online.2012, 162 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação em Educação) Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais. 2012.Disponível em https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2004 Acesso em 21 nov. 2020.
BRUZZI, D. Gal. Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual. Revista Polyphonía, v. 27, n. 1, p. 475-483, 15 jul. 2016.
CARSOSO, Teresa; ALARCÃO, Isabel; CELORICO, Jacinto Antunes. Revisão da Literatura e Sistematização do conhecimento. Portugal: Porto Editora, 2010.
COSTA, F. A.. O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. In: M. E. Almeida, P. Dias, & B. Silva, O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. São Paulo: Loyola, 2013, pp. 47-72.
FILATRO, Andréa. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Editora Senac, 2004.
JOYE, C.R., Moreira, M.M. & ROCHA, S.S.D. Distance Education or Emergency Remote Educational Activity: in search of the missing link of school education in times of COVID-19. Research, Society and Development, v.9 n.7: 1-29, 2020.
LAGE, M. O., & DIAS, A. M. Literacia Informacional e mediática no mundo digital e em contexto de ensino profissional: novo mito ou plano necessário de acção. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTA, 2015, Lisboa. Actas…Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 2015, p. 1-9.
LÉVY, P. A revolução contemporânea em matéria de comunicação. Revista FAMECOS, 9, 1998, pp. 37-49.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LOUREIRO, A., & ROCHA, D. Literacia Digital e Literacia da informação - Competências de uma era digital. Actas da II Congresso internacional de TIC na Educação. Lisboa, Portugal, 2012.
LLUNA, S., Pedreira, J. Org. Los nativos digitales no existen: Cómo educar a tus hijos para un mundo digital. Barcelona: Deusto, 2017.
MARTINS, Vivian, ALMEIDA, Joelma. educação em tempos de pandemia no brasil: saberes fazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. REDOC. Rio de Janeiro. v. 4 n.2 p. 215, Maio/Ago. 2020.
MELO, Keite Silva de; TOMAZ, Adriana da Silva Lisboa. Ensino remoto e as contradições no trabalho docente. Revista Interinstitucional Artes de Educar, V. 6, N. Especial, p. 12 - 35 – jun/out., Rio de Janeiro, 2020.
OLIVEIRA, A. Educação em tempos de pandemia: o uso da tecnologia como recurso educacional. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1 (1 sem. 2020).
OLIVEIRA, Sidmar da Silva; SILVA, Obdália Santana Ferraz; SILVA, Marcos José de Oliveira. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas, V.10, N.1 , p. 25 - 40 , 2020.
PEDROSA, G. F. S. “O uso de tecnologias na prática docente em um pré-vestibular durante a pandemia da COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 6, 2020.
RAMAL, A.C. Educação com Tecnologias Digitais. In: SILVA, Marco. (org). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.
RIBEIRO, D. O processo civilizatório. Etapas da evolução sociocultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
RIBEIRO JUNIOR, Manoel Cícero et al. Ensino remoto em tempos de Covid-19: aplicações e dificuldades de acesso nos estados do Piauí e Maranhão. Boletim de Conjuntura – BOCA, Boa Vista, ano II, vol.3, N. 9, 2020.
ROSTAS, M. H. S. G.; ROSTAS, G. R. O ambiente Virtual de Aprendizagem (MOODLE) como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Disponível em
SAINZ, I.,SAINZ J.,CAPILLA, A. Efeitos da crise COVID na educação. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). 2020.
SANTAELLA, L. Da cultura das mídias à cibercultura:o advento do pós-humano. FAMECOS, pp. 23-32, 2003.
SAMPAIO, RF; MANCINI, MC. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos , v. 11, n. 1, p. 83-89, Feb. 2007 . Available from
SANTOS, E. Educação online para além da ead: um fenômeno da cibercultura. In Anais, 10º Congresso Internacional galego Portugues de Psicopedagogia (pp. 5658 - 5671). Braga: Uminho, 2009.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SANTOS, Edméa; SILVA, Marco. O desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de Educación, v. 49, p. 267-287, 2009.
SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz et al. Educação Superior: reflexões a partir do advento da pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura – BOCA, Boa Vista, ano II, vol. 4, n. 10, 2020.
SCRAMINGNON, Gabriela; SOUZA, Marina Castro. Crianças, tecnologias e atividades não presenciais no contexto da covid-19. REVASF, Petrolina-PE, vol. 10, n.22, p. 629-659, set./dez. 2020.
SIEMENS, G. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 2004.
SILVA, B. D. A tecnologia é uma estratégia. Actas da II Conferência Internacional Desafios 2001. Braga: Nonio, 2001, pp. 839-859.
SILVA, B. D. Tecnologias, Ecologias da Comunicação e Contextos Educacionais. Comunicação e Cidadania - Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, 2008, pp 31-51.
SILVA, B., ALVES, E.; PEREIRA, I. Do quadro negro ao tablet: Desafios da docência na era digital, In: Revista Observatório, Vol. 3, n. 3, Maio. 2017, 2018.Universidade Federal de Tocantins, Palmas, pp. 532-560.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).