EDUCAÇÃO SEXUAL E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO INTEGRADO DE DOIS GRUPOS DE PESQUISA

Résumé

O presente texto contextualiza as dificuldades enfrentadas em várias épocas da humanidade quando se trata da produção de conhecimento científico sobre educação sexual. Traz a percepção dos tempos atuais estarem marcados por um refortalecimento de grupos conservadores, advindo das relações antagônicas entre Capital e Trabalho, via imposição de padrões desumanizadores buscando a retirada de direitos fundamentais das pessoas, em todas as suas dimensões, dentre elas a da sexualidade. Reafirma a importância da Educação e nela a Educação Sexual Emancipatória e de que Grupos de Pesquisa em Instituições de Ensino Superior são espaços acadêmicos privilegiados para esta produção. A seguir, o Grupo EDUSEX e o Grupo GPECrit apresentam sua parceria a partir do materialismo histórico dialético e descrevem algumas de suas práticas pedagógicas como expressão dessa parceria, finalizando com a afirmação das possibilidades de Grupos de Pesquisa produzirem cotidianamente, coletivamente, conhecimentos científicos no fortalecimento de uma abordagem de Educação Sexual Emancipatória.

Bibliographies de l'auteur

Sonia Maria Martins de Melo, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Líder do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de educadores e educação sexual CNPq/UDESC.

Yalin Brizola Yared, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado/UNISUL.  Líder do Grupo de Pesquisa GPECrit -Educação em Ciências e Pensamento Crítico CNPq/UNISUL.

Raquel da Veiga Pacheco, refeitura Municipal de Florianópolis (PMF)

Doutora em Educação. Orientadora Educacional na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF). Integrante do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de educadores e educação sexual CNPq/UDESC.

Márcia de Freitas Brys, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF). Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Integrante do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de educadores e educação sexual CNPq/UDESC.

Références

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Publiée
2021-02-10