RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA (2010 – 2019)

Palavras-chave: Responsabilidade Social da Educação Superior. Responsabilidade Social Universitária. Estudo Bibliométrico.

Resumo

A responsabilidade social da educação superior, pode ser vista como um componente ou forma de atuação das instituições de ensino superior, considerando-se tanto aspectos internos quanto externos destas organizações. O presente artigo teve por objetivo discutir sobre a produção científica brasileira voltada ao tema em foco. Para tal, realizou-se em estudo bibliométrico a partir de artigos publicados em revistas científicas, entre 2010 e 2019. Verificou-se um considerável interesse pelo tema por parte da comunidade acadêmica no país, principalmente de pesquisadores vinculados a instituições públicas federais e a privadas (sem fins lucrativos), respectivamente. Percebeu-se um esforço da comunidade científica nacional, em discutir a essência da responsabilidade social da educação superior, com vistas a contribuir à qualidade das instituições de ensino superior brasileiras, entre outros aspectos. Notou-se, também, a ausência de pesquisas em sua função aplicada, de modo que se sugere a realização deste tipo de investigação em estudos futuros.

Biografia do Autor

Fábio Lippi Silva, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Especialista em Gerenciamento de Projetos em TI pelo IBTA. Professor na Fatec São Sebastião. 

Adriane Zangiacomo Foligno, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Santo Amaro. Assistente em Administração e atua na Pró-reitoria de Extensão no Instituto Federal de São Paulo. 

Michel Mott Machado, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Pós-doutor em Business and Society (York University). Doutor em Administração de Empresas (PPGA-Mackenzie). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos