SAÚDE VIRTUAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Résumé
O relato aqui apresentado tem como objetivo relatar a experiência de duas acadêmicas que participaram do projeto de extensão "Saúde Virtual: a prevenção dentro da sua casa". Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa na modalidade de relato de experiência realizado por duas graduandas do curso de enfermagem como bolsistas do projeto durante os meses de abril a julho de 2020. Resultado e discussão: O projeto foi interessante e inovador para os alunos e a comunidade, pois permitiu que os bolsistas e os profissionais pudessem repassar às pessoas de forma dinâmica e virtual as informações sobre o novo coronavírus. Considerações Finais: O projeto se tornou um instrumento imprescindível e de grande importância na vida de cada cidadão tocantinense que visitou os canais de comunicação do projeto, pois agora podem ser fonte de informação sobre a doença para familiares e colegas.
Références
CAVALCANTE, Bruna Luana de Lima; LIMA, Uirassú Tupinambá Silva de. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório
especializado em tratamento de feridas. Jounal of Nursing and Health, v.2, n. 1 (2012). Disponibilidade em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/3447/2832>. Acesso em: 21 jul. 2020.
DAUMAS, Regina Paiva; SILVA, Gulnar Azevedo e; TASCA, Renato; LEITE, Iuri da Costa; BRASIL, Patrícia; GRECO, Dirceu B; GRABOIS, Victor; CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. O papel da atenção primária na rede de atenção à saúde no Brasil: limites e possibilidades no enfrentamento da COVID-19. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00104120, 2020. Disponibilidade em: <https://www.scielosp.org/article/csp/2020.v36n6/e00104120/pt/>. Acesso em: 21 jul. 2020.
FERREIRA, Leonardo ribeiro de Moraes; SEABRA, Kauê Queiroz de; MARQUES, Arthur Didier; MOTA, Clélia de Alencar Xavier; MAIA, Ana Karina Holanda Leite. Educação e saúde: relato de experiência do projeto de extensão universitário “Prevenção das doenças infecciosas bacterianas e ectoparasitoses”. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 13(2), 83 - 87. Disponibilidade em: <https://doi.org/10.17695/revcsnevol13n2p83-87>. Acesso em: 21 jul. 2020.
FREITAS, André Ricardo Ribas; NAPIMOGA, Marcelo; DONALISIO, Maria Rita. Análise da gravidade da pandemia de Covid-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, p. e2020119, 2020. Disponibilidade em: <https://www.scielosp.org/article/ress/2020.v29n2/e2020119/>. Acesso em: 21 jul. 2020.
LIMA, Ivana Cristina Vieira de; GALVÃO, Marli Teresinha Gimeniz; PEDROSA, Samyla Citó; CUNHA, Gilmara Holanda da; COSTA, Ana Karoline Bastos. Uso do aplicativo WhatsApp no acompanhamento em saúde de pessoas com HIV: uma análise temática. 2018. Disponibilidade em: <http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31317>. Acesso em: 21 jul. 2020.
OLIVEIRA, Wanderson Kleber; DUARTE, Eliseu; FRANÇA, Giovanny Vinicíus Araújo de; GARCIA, Leila Posenato. Como o Brasil pode deter a COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, p. e2020044, 2020. Disponibilidade em: <https://www.scielosp.org/pdf/ress/2020.v29n2/e2020044/pt>. Acesso em: 21 jul. 2020.
ORNELL, Felipe; SCHUCH, Jaqueline B; SORDI, Anne O; KESSLER, Felix Henrique Paim. “Medo pandêmico” e COVID-19: ônus e estratégias de saúde mental. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 42, n. 3, p. 232-235, 2020. Disponibilidade em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462020000300232&script=sci_arttext>. Acesso em: 21 jul. 2020.
SOUZA, Claudia Teresa Vieira de; SANTANA, Clarice Silva de; FERREIRA, Patrícia; NUNES, João Arriscado; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Benamor; GOUVÊA, Maria Isabel Fragoso da Silveira. Cuidar em tempos da COVID-19: lições aprendidas entre a ciência e a sociedade. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00115020, 2020. Disponibilidade em: <https://www.scielosp.org/article/csp/2020.v36n6/e00115020/>. Acesso em: 21 jul. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).