PRÁTICAS DE AVALIAR NO COTIDIANO DA PRÉ-ESCOLA: EVIDÊNCIAS DE UM ESTUDO

  • Gloria Maria L S Melo UEPB

Résumé

No presente artigo, temos o objetivo de discutir avaliação na Educação Infantil, mais especificamente na pré-escola, a partir de dados coletados no ano de 2007, durante estudo de Pós-Graduação sobre este tema. Resgatar esses dados para análise, justifica-se pelo fato de observarmos práticas avaliativas que necessitam de revisões e ressignificações, recorrentes em realidades pedagógicas de instituições que oferecem esta etapa da educação em nosso país, o Brasil. Compreendemos que a Educação Infantil carrega sua especificidade, não apenas pela faixa etária de crianças que a constitui, mas pelas práticas pedagógicas que nelas devem ser desenvolvidas, a exemplo do acompanhamento avaliativo ao desenvolvimento e aprendizagem de crianças. Assim, a Educação Infantil não deve ser concebida como etapa preparatória para o Ensino Fundamental, mas com função em si mesma. O estudo acima mencionado foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. O corpus foi constituído numa pré-escola de uma instituição pública, localizada na cidade de Campina Grande – PB, num período de seis meses. Crianças de 05 a 06 anos de idade e duas professoras foram os sujeitos envolvidos. Sobre avaliação da aprendizagem, buscamos respaldo em Hoffmann (1998; 2003); Romão (1998); dentre outros. Sobre a pré-escola, atualizaremos as discussões a partir de documentos legais e oficiais, a exemplo da LDB/1996, das DCNEI/2010 e da BNCC/2017, e em outros estudiosos da área. Os dados elencados para discussão evidenciam algumas inquietações, observadas em estudos que primam pelo respeito a infância e ao tempo de ser criança em instituições de Educação Infantil, a exemplo da identificação de práticas pedagógicas, em creches e pré-escolas, que apresentam considerável ênfase na exploração de conteúdos que são objetos de avaliação no ensino regular e que representam critérios para promoção de crianças. Neste sentido, essa evidência pode indicar que, no cotidiano dessas práticas, a avaliação pode denotar funções já superadas da Educação Infantil, considerando a evolução de sua história em nosso país. Por fim, esse estudo indica que a ação de avaliar apresenta-se transversal no cotidiano pedagógico da pré-escola, e é dele parte constitutiva, presente até na perspectiva da criança, que se vê envolvida com a necessidade de corresponder com as designações de tais práticas.   

Biographie de l'auteur

Gloria Maria L S Melo, UEPB

Doutora em Linguística (UFPB), pesquisadora, com experiência docente na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mais especificamente com a formação de professores para a Educação Infantil. Integra o Fórum de Educação Infantil da Paraíba – FEIPB, o Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita – LAFE (UFPB), e o Núcleo de Estudos em Alfabetização, em Linguagem e Matemática – NEALIM (UFPB). 

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Publiée
2021-02-24