BRINQUEDOS CIENTÍFICOS: MÁQUINAS DE BRINQUEDO OU A REVOLUÇÃO TÉCNICA PARA AS CRIANÇAS?

Résumé

Este artigo procura entender a história dos brinquedos científicos para a educação de crianças. É a análise dos brinquedos científicos e o que eles nos contam sobre a infância e as formas de chamá-los ao conhecimento científico. Para tanto, estuda-se a ideia de tecnologia inerentemente política a partir das pesquisas de Winner (1980) que vê as inscrições do poder nas técnicas e, ao mesmo tempo, percebe o caráter político das tecnologias em ação contextualizada. A pesquisa está ligada aos estudos com o patrimônio científico-educativo desenvolvido no Núcleo de Estudo Escolas e seus Objetos (NEO) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e apresenta uma análise pensando o trato documental dos objetos. Percebe-se que o entretenimento e a ludicidade são incorporados nos materiais para atrair a observação das crianças, mas, também se vê que os mesmos objetos possuem valores que marcam um imaginário poderoso para a ciência e a técnica no início do século XX.

Biographie de l'auteur

Katya Braghini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora e pesquisadora do PEPG em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordena o Núcleo de Estudos Escola e seus Objetos (NEO). Atualmente trabalha nos seguintes projetos "Localização e reconhecimento do patrimônio científico educativo na cidade de São Paulo - Fase 1 (1846 - 1933)" em parceria com o Centro de Referência Mario Covas (CRE) e "Museus Tecnológicos: mercado, ciências e ensino (1890-1940)" em parceria com o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC-Madrid). Este artigo é produção financiada pelo Programa PEPG de Excelência (PEPG-Ex) da PUC-SP.  

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Publiée
2021-04-14