O FENÔMENO DA GLOBALIZAÇÃO E O MULTICULTURALISMO: NOVAS FORMAS DE RELAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS NO PROCESSO HISTÓRICO E EDUCACIONAL
Résumé
O presente estudo, resultado do trabalho final de disciplina do Programa de Doutorado em Educação da Faculdade de Educação/UFAM, tomou por base uma revisão de literatura além dos debates em sala de aula, objetivando demonstrar como o processo de desenvolvimento tecnológico e as transformações nos diversos setores da sociedade - político, social, cultural, educacional - contribuíram para novas formas de relações entre os indivíduos. Como principal fenômeno de todo esse movimento, temos a globalização que impulsiona o conhecimento das diversas culturas, a desterritorialização das fronteiras, o compartilhamento das diferentes formas de aprendizagens. Imersos nesse contexto, buscamos situar a educação e suas evoluções dentro de um universo maior, ou seja, a aldeia global. Por intermédio deste estudo, percebemos que a escola, os educadores, as crianças, o processo educacional, também evoluem e exigem estudos que possibilitem compreender a diversidade cultural hoje existente no mundo que chamamos de globalizado, bem como o significado do respeito às diferenças que caracterizam as comunidades e os indivíduos que delas fazem parte.
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