QUEM PODE FALAR NAS SALAS INCLUSIVAS DE SURDOS E OUVINTES?: REFLEXÕES E CONSIDERAÇÕES

Résumé

Este artigo objetiva analisar os processos de interação dos e com alunos surdos e ouvintes em sala de aula inclusiva contemplando as duas línguas envolvidas: Libras e Português. Esta investigação se insere na Linguística Aplicada (LA) porque esta reconhece ser inescapável a relação entre fazer pesquisa e fazer política. Teoricamente, embasamo-nos nas discussões sobre a relação de dominação entre línguas e sujeitos. Leva-se em consideração as experiências dos autores nesse formato de salas de aula inclusivas. Quanto aos resultados, compreende-se que eles apontam inicialmente para a constituição de uma assimétrica alternância dos sujeitos falantes em diálogos que envolvem surdos e ouvintes relacionada ao valor atribuído e naturalizado das línguas. Espera-se que as reflexões aqui provocadas possam contribuir de alguma forma para as pesquisas em LA, questionando e promovendo reconstruções e possibilidades de ensino inclusivo para surdos e ouvintes.

Bibliographies de l'auteur

Carlos Alberto Matias de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. Tradutor e Intérprete de Libras e Língua Portuguesa da Universidade Federal de Alagoas. 

Fábio Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em e Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. Professor no Curso de Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. 

Sérgio Ifa, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor associado no curso de Letras Inglês da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. 

Références

BAKHTIN, M. M.; VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e a filosofia da linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, [1929] 2006.
BAKHTIN, M. M.. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, [1979] 2011.

BARTHES, R.. Aula. São Paulo, Cultrix, 1992.

BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R.
Introdução: decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. In. BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.).

Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2019. pp. 09-26.
BRASIL. Decreto de Libras. Decreto nº 5.626/05 de 22 de dezembro de 2005. Disponível em:

Acesso em 01/07/2020.

BRASIL. Lei de Libras. Lei nº 10.436/02 de 24 de abril de 2020. Disponível em:
. Acesso em 30/06/2020. BRUNER, J. Life as Narrative. Disponível em: http://ewasteschools.pbworks.com/f/Bruner_J_LifeAsNarrative.pdf. Acessado em 06 de jul. 2020.
BRUNER, J.; WEISSER, Susan. A invenção do ser: a autobiografia e suas formas. In: OLSON, David R.; TORRANCE, Nancy. Cultura, Escrita e oralidade. 2ª Ed. São Paulo: Editora Ática, [1991]1997.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
LEARDINE, M. A. A obra de Bakhtin e do Círculo na construção de uma metodologia nas Ciências Humanas e no Diálogo. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso. (Orgs.). A Escuta Como Lugar De Diálogo: alargando os limites da Identidade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. pp. 265-284.

MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2002.
NASCIMENTO, V.. Presença da tradução e da interpretação das línguas de sinais no -grande tempo- da cultura. Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, v. 13, p. 5-15, 2018.
NOGUEIRA, Sidnei. Intolerância religiosa. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen, 2020.

OLIVEIRA, C. A. M. O eu no enunciado do outro: a voz do intérprete durante o ato interpretativo do par linguístico Libras/Português. 154 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
QUIJANO, A. Colonialidad y Modernidad/Racionalidad. Perú indígena. Lima: v. 13, n. 29, p. 11 - 20,1992.
SANTOS, F. R. Um estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da disciplina Libras no curso de Licenciatura em Letras-Português de

uma instituição do ensino superior pública de Alagoas. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017
SANTOS, F. R. ; OLIVEIRA, C. A. M. Letramentos visuais: o uso de recursos visuais na produção textual em libras por alunos surdos. Revista de Letras Norte@Mentos, v. 13, p. 123-137, 2020.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e a filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, [1929] 2017.
Publiée
2021-03-11