TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE COVID-19 NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SUDOESTE BAIANO
Résumé
Este texto busca apresentar os dados de uma pesquisa realizada no Território de Identidade do Sudoeste Baiano (TISOBA) sobe as condições de trabalho docente em tempos de pandemia do Covid-19. Para tanto utilizou de questionário online divulgado entre os professores que atuam nas escolas municipais pertencentes ao TISOBA e que aderiram à pesquisa. Os dados foram apresentados e revelam a realidade vivida pelos docentes que tiveram que se adaptar ao modelo de ensino remoto mediado por tecnologias aplicadas à educação e que demonstram as dificuldades enfrentadas.
Références
ALMEIDA, M. E. B. de. Narrativa das relações entre currículo e cultura digital em tempos de pandemia: uma experiência na pós-graduação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 1-29, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8324. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8324
BAHIA. Decreto nº 12.354, de 25 de agosto de 2010. Institui o Programa Territórios de Identidade e dá outras providências. Salvador: BA. 2010. Disponível em :/ http://www.demacamp.com.br/svo/assets/decreto_2010_12354_institui-o-programa-territ%C3%B3rios-de-identidade-e-d%C3%A1-outras-provid%C3%AAncias.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2018
BAHIA, 2015. Perfil dos Territórios de Identidade /Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. -Salvador: SEI, 2015. 3 v. p. (Série territórios de identidade da Bahia, v.2). . Disponível em :/ http://www.sei.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2000&Itemid=284>. Acesso em: 01 jul. 2018.
BAUTISTA-VALLEJO, J. M.; HERNÁNDEZ-CARRERA, R. M.; SOUZA, R. M. de. O conhecimento como problema em uma universidade do século XXI. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 1-17, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8343. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8343
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 constituição/constituição.html. Acesso em: 29 de agosto de 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 01 de setembro de 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020 - Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 de setembro de 2020.
BRITO, Regivane dos Santos; PRADO, Jany Rodrigues; NUNES, Claudio Pinto. As condições de trabalho docente e o pós-estado de bem-estar social. Revista Tempos e Espaços em Educação (online), v. 10, p. 165-174, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6676.
CABRAL, R. C. S.; MOREIRA, J. da R.; DAMASCENO, A. R. Educação inclusiva em tempos de barbárie: questões sobre os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, Itapetinga, v. 2, n. 3, p. 360-374, 2021. DOI: 10.22481/reed.v2i3.8134. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8134
CASTRO NETA, Abília Ana de; CARDOSO, Berta Leni Costa, NUNES, Claudio Pinto. Reformas educacionais no contexto pós-golpe de 2016. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, p. 162-174, 2018. Disponível em: http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/article/view/703
COSTA, A. M. F. R. da; ALMEIDA, W. C. de; SANTOS, E. O. dos. Eventos científicos online: o caso das lives em contexto da Covid-19. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 1-16, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8340. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8340
INSTITUTO BRASILEIRO D E GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Con nua): microdados 2012-2017. Disponível em: http://ww2.ibge.gov.br/home/esta s ca/indicadores/trabalhoerendimento/pnad_con nua/ default_microdados.shtm. Acesso em: 30 abril. 2018.
MACHADO, S. S. B. da C.; COSTA, G. dos S.; MALLOWS, D.; COSTA, P. L. S. Indagações na/com a EJA no contexto de pandemia: uma experiência em círculos de cultura digitais. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 1-20, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8337. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8337
MONTEIRO, K. F.; GAIO, V. M.; SOUZA, G. F. de. O ensino remoto e o estágio supervisionado em gestão na educação básica: um caminho possível?. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, Itapetinga, v. 2, n. 4, p. 1-20, 2021. DOI: 10.22481/reed.v2i4.8589. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8589
MOURA, Julian da Silva; RIBEIRO, Júlia Cecília de Oliveira Alves; CASTRO NETA, Abília Ana de; NUNES, Claudio Pinto. A precarização do trabalho docente e o adoecimento mental no contexto neoliberal. Revista Profissão Docente (Online), v. 19, p. 01-17, 2019. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1242
NOBRE, A.; MOURAZ, A.; GOULÃO, M. de F.; HENRIQUES, S.; BARROS, D.; MOREIRA, J. A. Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 1-19, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8331. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8331
NONATO, E. do R. S.; SALES, M. V. S.; CAVALCANTE, T. R. Cultura digital e recursos pedagógicos digitais: um panorama da docência na Covid-19. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 1-25, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8309. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8309
NUNES, Claudio Pinto. Formación y trabajo docente: cuestiones contemporáneas. Revista Êxitus, Santarém, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/917
NUNES, Claudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, p. 65-80, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022017000100066&script=sci_abstract&tlng=pt
NUNES, Claudio Pinto; RAIC, Daniele Faria Freire.; SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Education in the pandemic: questions about teaching work, curriculum and remote teaching. Revista Tempos e Espaços em Educação, Aracaju, v. 14, n. 33, p. e16047, 9 ago. 2021.
https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/16047
PESCE, L.; HESSEL, A. M. D. G. Ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19: um relato analítico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 1-19, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8323. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8323
RIBEIRO, Júlia Cecília de Oliveira Alves; SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; CARDOSO, Elisângela Andrade Moreira; NUNES, Claudio Pinto. A educação do campo em tempos de privatização e golpe. Revista Cenas Educacionais, Caetité, v. 1, p. 111-128, 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/5141
SCHLEMMER, E.; OLIVEIRA, L. C.; MENEZES, J. O habitar do ensinar e do aprender em tempos de pandemia e a virtualidade de uma educação OnLIFE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 1-25, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8339. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8339
SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; BRITO, Vera Lúcia Fernandes de; NUNES, Claudio Pinto. Valorização docente na conjuntura do pós impeachement de 2016 no Brasil. Revista Cocar, v. 13, p. 1-20, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2518
SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; NUNES, Claudio Pinto. Plano de carreira enquanto estratégia de resistência para a valorização docente no território de identidade do sudoeste baiano. Revista Educação e Emancipação (UFMA), São Luís, v. 12, p. 93-113, 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12403
SILVA, L. R.; SANTOS, A. R.; SOUZA, D. A. Os desafios do ensino remoto na educação do campo. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), Itapetinga, v. 1, n. 1, p. 40-65, 2020. DOI: 10.22481/poliges.v1i1.8263. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8263
SILVA, Daniela Oliveira Vidal da. Valorização Docente no Território de Identidade do Sudoeste Baiano: o instituído e o praticado. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGED, Vitória da Conquista, 2019. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2019/08/DANIELA-OLIVEIRA-VIDAL-DA-SILVA.pdf. Acesso em: 03 de setembro de 2020.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação, Aracaju, v. 13, n. 32, p. 1-19, 4 out. 2020.
https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290
SOUZA Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. A matrícula como direito do estudante na pandemia da Covid-19. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 1-21, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i44.8029. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8029
TEIXEIRA, Eliara Cristina Nogueira; NUNES, Claudio Pinto. A valorização docente e a lei do piso salarial: um estado da arte. Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, p. 437-452, 2019. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/1886
TRINDADE, S. D.; SANTO, E. do E. Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 1-17, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8336. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8336
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).