INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA IMPLANTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA
Résumé
Para uma adequada formação em saúde é importante a Integração Ensino-Serviço-Comunidade (IESC), através de componentes curriculares teóricos e práticos. O curso de medicina é composto por atividades teórico-práticas nos quatro anos iniciais e essencialmente práticas nos últimos dois anos, correspondendo ao Estágio Curricular Obrigatório (ECO). Nesse momento, a rede de serviços de saúde é o principal lócus da formação médica, com necessidade de alto grau de IESC. Surgido no contexto da interiorização do ensino médico brasileiro, o curso da Universidade de Pernambuco/Campus Garanhuns implementou essa integração partindo da compreensão do seu papel na formação de um profissional atento às necessidades loco-regionais de saúde, considerando a organização de rede de serviços da região. Neste artigo são descritos os pressupostos teóricos que direcionaram a organização da integração ESC no curso, com destaque para a implantação do ECO nos cenários de prática da região e relato das vivências do ECO pelas primeiras turmas.
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