A HOMOFOBIA NO ESPAÇO DA UFT/CÂMPUS DE MIRACEMA: A PERCEPÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS HOMOSSEXUAIS
Résumé
Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a percepção dos acadêmicos homossexuais acerca da homofobia dentro do contexto univesitário da UFT/ CÂmpus de Miracema. Nessa, perspectiva, partiu-se da problematica: Como os estudantes homossexuais da Universidade Federal do Tocantins Câmpus de Miracema percebem/sentem/narram a homofobia no espaço universitário? Os relatos de vivencia dos sujeitos dessa pesquisa foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada. O suporte teórico teve por base os estudos e obras de Oliveira (2012); Mendes (2012); Resende( 2016), entre alhguns sites. O convite para a pesquisa foi realizado por meio de e-mail e de foma direta. Foram convidados discentes homossexuais que já sofreram ou vêm sofrendo algum tipo de violência homofóbica no câmpus universitário de Miracema-TO. Os dados coletados na entrevista mostram que a homofobia se manifesta na universidade sob diversos aspectos, e não há um setor que combata esse tipo de violência na UFT/Miracema.
Références
Info Escola: Navegando e Aprendendo. Site parceiro do UOL Educação. Disponível em: <https://www.infoescola.com/sexualidade/o-que-e-sexualidade/>. Acesso em 11 de março de 2020.
MENDES, Thiago, Meneses de Castro. A homofobia na Universidade de Brasília: discriminação, expressões e representações entre estudantes. Artigo. Brasília Setembro de 2012.
OLIVEIRA, Luana Lima. Homofobia e gestão da diversidade na universidade de Brasília, artigo, 2012.
RESENDE, Lívia da Silva. Homofobia E Violência Contra População Lgbt No Brasil: Uma Revisão Narrativa. Brasília 2016. Disponível em: Disponível em:<http://bdm.unb.br/bitstream/10483/16212/1/2016_LiviaDaSilvaRezende_tcc.pdf>. Acesso em 03/03/2020.
Site da web: Significado, conceitos e definições. Disponível em:< https://www.significados.com.br/homofobia/>. Acesso em: 11 de março de 2019.
Vivendo a Adolescência. Você sabe o que é Orientação - Sexual? Disponível em:< http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/orientacao-sexual>. Acesso em: 11 de março de 2020).
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).