CONSTRUINDO (OUTROS) SENTIDOS EM TEMPOS DE CRISE: EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA NA UNIVERSIDADE

Palavras-chave: Educação Linguística Crítica. Construção de Sentidos. Letramentos.

Resumo

A educação linguística, assim como outras esferas da sociedade, tem vivenciado os impactos da "cruel pedagogia do vírus" (SOUSA SANTOS, 2020), entre outros desafios no contexto de isolamento social. Ao mesmo tempo em que situações-limite (FREIRE, 1992) impõem experiências dolorosas, elas podem criar oportunidades para reflexões sobre práticas de letramento em âmbitos educacionais. O objetivo deste trabalho é apresentar discussões sobre o impacto desse cenário para as ações de uma disciplina de Língua Inglesa (oferecida para a graduação) em uma universidade pública de São Paulo, e analisar produções discentes desenvolvidas nessa conjuntura adversa. A contradição entre intensificar debates (e, consequentemente, tensões) sobre o momento atual ou seguir com o plano pedagógico inicialmente delineado motivou professor e alunos a reavaliarem as propostas da disciplina, buscando, de maneira eticamente responsável e sensível, uma colaboração crítica (LIBERALI, 2020) capaz de promover aproximações entre a prática acadêmica e a prática social (MONTE MOR, 2012).

Biografia do Autor

Guilherme Jotto Kawachi, Unicamp

Licenciado em Letras (português/inglês) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em linguística pela UFSCar e doutor em linguística aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor no Centro de Ensino de Línguas (CEL) da Unicamp. 

Cláudia Jotto Kawachi-Furlan, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciada em Letras (português/inglês) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); mestre em educação escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e doutora em linguística pela UFSCar. Professora no Departamento de Línguas e Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

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Publicado
2022-03-08