OS DESAFIOS DA PANDEMIA COVID-19 PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL

Palavras-chave: COVID-19. EaD. Ensino Fundamental. Políticas Educativas. Tecnologias Digitais.

Resumo

O presente artigo, relativo a um estudo ainda em desenvolvimento, procura compreender os desafios que se colocam atualmente aos docentes do ensino básico (ensino fundamental), em Portugal, decorrente da pandemia mundial COVID-19. Neste artigo, através de recolha e análise documental, os autores apresentam e refletem nas principais implicações da pandemia, para os docentes, no sistema educativo português, com particular enfoque na legislação produzida para o efeito e nas medidas adotadas pela administração central, no sentido de reforço do ensino a distância - com recurso às tecnologias digitais – e as suas implicações nas aprendizagens dos alunos, não esquecendo os princípios da inclusão, da equidade e da igualdade do sistema educativo.

Biografia do Autor

Joana Rodrigues, Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE)

Graduada em Educação Básica pelo Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE).

Mónica André, Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE)

Mestranda em Educação Pré-Escolar no Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE). Graduada em Educação Básica pelo Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE). 

Ricardo Miranda, Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE)

Mestrando em 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa). Graduado em Educação Básica pelo Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE).

Pedro Ribeiro Mucharreira, Universidade de Lisboa - Portugal

Doutoramento em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-Portugal. Professor Auxiliar Convidado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Professor Adjunto no Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE). 

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Publicado
2022-03-03