O FOTÓGRAFO, A EDUCAÇÃO INFANTIL E A PANDEMIA

Résumé

Este artigo se constitui em um ensaio intitulado: O Fotógrafo, A Educação Infantil e A Pandemia foi construído junto com as fotografias do Allan Pimenta realizadas antes e durante a pandemia. Além das imagens, o artigo utilizou-se da bibliografia contemporânea escrita durante a pandemia, em especial os textos da N-1 Edições. Buscamos visibilizar as crianças com ênfase na Educação Infantil apontando para a necessidade da construção de uma nova imaginação educacional e de outras iniciações sociais na busca de uma educação após-pandemia, cuja centralidade esteja a própria infância.

Bibliographies de l'auteur

Anete Abramowicz, Universidade de São Paulo - USP

Socióloga. Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Titular da Faculdade de Educação da USP. Professora Titular Sênior da UFSCar.

Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Fotógrafo amador e amador das artes. Doutor em Educação pela FE/Unicamp. Professor Associado do Departamento de Educação da UFSCar.

Références

ABRAMOWICZ, A.; LEVCOVITZ, D.; RODRIGUES, T. C. Infâncias em Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3, p. 179-197, Dec. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072009000300012&lng=en&nrm=iso Acesso em 11.mar.2021. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072009000300012.

ABRAMOWICZ, A. Crianças e guerras: as balas perdidas! Childhood & Philosophy. Vol. 16, 2020.

ADORNO, Theodor W. “Educação após Auschwitz”. In: Educação e Emancipação. 3ª Ed. São Paulo: Paz e Terra. p. 119-138, 2003.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987

BUTLER, Judith. Traços humanos nas superfícies do mundo. São Paulo: N-1 textos Pandemia. Disponível em: https://n-1edicoes.org/textos-1, 2020. Acesso em 12.set.2020.

CAMUS, A. O mito de Sísifo. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989

CASTRO, E. V. de C. Posfácio as Ideias para Adiar o Fim do Mundo, Ailton Krenak. São Paulo: N-1 textos Pandemia. Disponível em: https://n-1edicoes.org/textos-1, 2020. Acesso em 12.set.2020

GUATTARI, F. Creches e a Iniciação in: A Revolução Molecular: pulsões políticas do desejo, São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

KOPENAWA, D. X. O ouro canibal e a queda do céu. São Paulo: N-1 textos Pandemia. Disponível em: https://n-1edicoes.org/textos-1, 2020. Acesso em 12.set.2020.

KRENAK, A. Do tempo. São Paulo: N-1 textos Pandemia. Disponível em: https://n-1edicoes.org/textos-1, 2020.

KRENAK, A. Para adiar o fim do mundo. SP: Companhia das Letras, 2020.

MBEMBE, A. Necropolítica. Arte & Ensaios: revista do ppgav/eba/ufrj, n. 32, dezembro 2016.

MBEMBE, A. Brutalisme. Paris: Éditions La Découverte, 2020.

PELBART, P. Espectros da Catástrofe. São Paulo: N-1 textos Pandemia. Disponível em: https://n-1edicoes.org/textos-1, 2020.

PRECIADO, P. B. aprendendo do vírus. São Paulo: N-1 textos Pandemia. Disponível em: https://n-1edicoes.org/textos-1, 2020. Acesso em 12.ago.2020

SAFATLE, V. O Brasil e sua engenharia da indiferença. 3 de julho de 2020. Disponível em: https://racismoambiental.net.br/2020/07/03/o-brasil-e-sua-engenharia-da-indiferenca-por-vladimir-safatle/ Acesso em: 12.mar.2021.

VEIGA, C. G. Infância subalterna: dimensões históricas das desigualdades nas condições de ser criança (Brasil, primeiras décadas republicanas). Perspectiva, Florianópolis, v. 37, n. 3, p. 767-790, set. 2019. ISSN 2175-795X. Disponível em: https://bit.ly/3cxhbTA Acesso em: 20.mar.2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e53978

VIRNO, P. Infância e pensamento crítico. Revista Imprópria. Portugal: Política e pensamento crítico, n. 2, 2012.

ROSEMBERG, F. Organizações multilaterais, estado e políticas de educação infantil: history repeats. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 25-63, Mar. 2002 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000100002&lng=en&nrm=iso Acesso em 10.set.2020. https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000100002

ROSEMBERG, F. Sísifo e a Educação Infantil Brasileira. Pro-Posições, Campinas, v.14, n.1, 2003.

Publiée
2021-04-29