A PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO EM AMBIENTE VIRTUAL: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS NO CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19

Palavras-chave: Permanência. Ensino Médio. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

O estudo enfatiza o impacto da mediação tecnológica digital na permanência dos estudantes de ensino médio, a partir da análise das estratégias pedagógicas adotadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM), tanto no período de aulas não presenciais, em decorrência da pandemia de Covid-19, quanto na fase de retorno gradativo às aulas presenciais. Resulta de um levantamento de documentos oficiais da Secretaria, com foco no Projeto Aula em Casa (ensino remoto) e no Plano de Retorno às Aulas Presenciais (ensino híbrido). Após análise, considera-se que o estado do Amazonas tem apresentado iniciativas inovadoras na oferta de conteúdos pedagógicos. Todavia, dados apontam que, com a implantação do Projeto Aula em Casa, cerca de 45,85% do público do ensino médio ficou sem acesso às aulas não presenciais. Tais dados evidenciam que a democratização dos recursos tecnológicos aos estudantes não pode ser desconsiderada ou dissociada da oferta do ensino remoto, caso contrário, teremos uma ampliação sem precedentes dos problemas que já experimentávamos na escola presencial.

Biografia do Autor

Fabiane Maia Garcia, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação pela Universidade de Minho – Portugal. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFAM).  Mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM). 

Gracimeire de Castro Torres, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora e Pedagoga da Rede Estadual de Ensino do Amazonas, atuando no Departamento de Planejamento da Secretaria Estadual de Educação e Desporto do Amazonas.

Ellen Belmonte Barros, Secretaria da Educação do Estado do Amazonas (SEDUC/AM)

Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia (JETAM). Atua como psicóloga na Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM).

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Publicado
2022-03-03